Por Márcia Grana
Foi a primeira vez que o Programa de Pós-graduação em História abriu um edital exclusivamente voltado para ingresso de candidatos indígenas nos cursos de mestrado e doutorado. Confira a lista completa de candidatos aprovados no site do PPGH
Com informações do PPGH/Ufam
Equipe Ascom Ufam
Foram ofertadas 10 vagas para o curso de mestrado e 6 vagas para o doutorado. Com a divulgação do resultado, 4 indígenas estão aptos a se matricular no curso de mestrado e 2 no curso de doutorado. Com isso, o PPGH conta com o ingresso de 2 discentes da etnia kokama, um mura, um marubo, um apurinã e um xokó. “Embora, desde sua criação, o PPGH/Ufam tenha se notabilizado pela realização de ações afirmativas que visassem superar as desigualdades, buscando possibilitar o acesso e a permanência de alunos e alunas indígenas, negros, pessoas com deficiência (PcD) e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), esta foi a primeira vez em que o programa abriu um edital exclusivamente para ingresso de candidatos indígenas nos cursos de mestrado e doutorado. O PPGH considera esta uma importante iniciativa para tornar a universidade cada vez mais plural, cada vez mais indígena e cada vez mais amazônida”, afirmou o presidente da Comissão de Seleção do PPGH, professor César Queirós.
O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (PPGH/Ufam) divulgou, nesta quarta-feira, 31, o resultado do edital 012/2023, que recebeu inscrições de candidatos indígenas para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado do programa no segundo semestre de 2023.