“Para uma grande intervenção como essa, a equipe técnica da Seminf realizou um estudo minucioso, dada a importância da via, um dos principais corredores viários da cidade. Montamos um cronograma junto ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, para impactar o mínimo possível o trânsito da área”, explica o secretário de Obras, Renato Junior.As obras de alargamento da avenida Efigênio Salles chegam a 40% do projeto executado. Nesta terça-feira, 30/5, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), avança para mais um trecho de 160 metros de extensão da nova faixa. A meta é concretar, ainda esta semana, ao menos 150 metros dessa nova faixa, com a instalação de mais 72 divisores de concreto. A intervenção será realizada no horário noturno, para não impactar o fluxo do trânsito na avenida.
Os divisores de concreto pesam cerca de duas toneladas. As equipes implantaram, até esta manhã, 144 toneladas.
“Montamos uma logística para que as estruturas de concreto e metálicas da passarela, que são pré-moldadas, sejam fabricadas em outro local e transportadas para a Efigênio Salles para a instalação. Tudo foi pensado previamente, para entregarmos a obra o mais rápido possível, considerando a segurança, tanto dos trabalhadores quanto dos pedestres, conforme determina o prefeito David Almeida”, acrescenta o secretário.
Em paralelo, as obras de construção da passarela prosseguem, durante o dia, em frente ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), para otimizar a travessia dos pedestres, atualmente feita pela faixa de pedestres e pelo semáforo, que é um dos principais gargalos do fluxo de veículos na via.
A avenida é alargada em uma faixa, na extensão de 1,2 quilômetro, sentido Centro–bairro, no trecho a partir da avenida Mário Ypiranga Monteiro até a avenida Via Láctea.
A obra envolve desapropriações, remanejamento de rede elétrica, readequação de redes hidráulicas e pluviais, sendo realizadas em conjunto com as equipes das concessionárias. O projeto consta no prazo de execução, com a conclusão prevista para outubro deste ano.
A estrutura da passarela é executada com estacas profundas, com a implantação de oito pilares em concreto pré-moldado. Neste mês de junho, o corpo técnico prevê montagem de outros oito pilares das escadas. A passarela terá dois elevadores, na lateral da via, um em cada lado, para promover a acessibilidade às pessoas que usam cadeira de rodas.
Texto – Valesca Martins/Seminf
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Fotos – Márcio Melo/Seminf