A titular da Semsa, Shádia Fraxe, explica que o período chuvoso contribui para o surgimento das síndromes gripais e que as aglomerações, que ocorrem com frequência nos eventos de carnaval, facilitam a circulação de vírus respiratórios, incluindo o da Influenza e seus subtipos, os adenovírus, os rinovírus e o coronavírus, entre outros.Devido à tendência de alta no número de casos de Covid-19 em todo o estado, a Prefeitura de Manaus alerta a população a ficar atenta aos sintomas da doença e a buscar uma das unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) diante de sintomas como dor de cabeça e garganta, tosse, espirros, febre e mal-estar, para realizar o teste rápido. Além disso, a secretaria reforça a necessidade de serem seguidos os cuidados preventivos básicos a fim de reduzir a circulação do vírus.
O comunicado também destaca a intensificação da vigilância epidemiológica para identificação precoce dos casos na rede de saúde e da realização de testes rápidos para o diagnóstico precoce e a interrupção da cadeia de transmissão.
Na última sexta-feira, 17/2, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs Manaus) divulgou um comunicado de risco reforçando a necessidade das medidas tradicionais de proteção, como uso de máscara e distanciamento, para os segmentos mais vulneráveis à Covid-19, ou seja, idosos com 70 anos ou mais, imunossuprimidos, profissionais de saúde no exercício do seu trabalho, usuários do transporte coletivo e das unidades de saúde pública e particular, além das pessoas com suspeita ou confirmação de síndromes gripais.
No entanto, observa a gerente do Cievs Manaus, Graziela Andrade das Neves, quando os números deste ano são comprados aos do mesmo período do ano passado, percebe-se que o cenário epidemiológico naquele período era completamente diferente. Entre os dias 1º e 22 de fevereiro de 2022 foram registrados 27.466 casos de Covid e neste ano, no mesmo período, foram 1.790 casos, ou seja, 25.676 casos a menos.
Os dados considerados pelo Cievs municipal indicam que este ano a partir dia 7/2, houve aumento significativo de casos de Covid-19, com o registro de 37 casos, representando um aumento de 125%, em relação ao dia anterior, quando haviam sido registrados apenas 15 casos.
A gerente do Cievs Manaus ressalta que o aumento das síndromes gripais, devido a sazonalidade, é esperado e todos os anos há aumento de casos nesse período, pois a chuva aumenta a umidade e com isso as partículas suspensas no ar. “Outro motivo é que, por conta das chuvas, as pessoas tendem a se aglomerar em locais fechados, o que também contribui para o aumento de casos”, complementou.
“Mesmo em 2023 a gente tendo esse aumento de casos, a gente tinha um cenário epidemiológico totalmente diferente e isso é uma vitória de todos nós. Isso se dá devido à adesão da população à campanha de vacinação, à ampliação dos postos de vacinação e da oferta de vacinas pela secretaria, às orientações oferecidas pela rede de atenção à saúde, tanto no que se refere à vacinação quanto às medidas de prevenção. Então, mesmo diante de um aumento, nós estamos em um cenário bem mais confortável do que em 2022”, explicou Graziela.
A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, salienta que o município se mantém vigilante e atuando junto à população para reduzir ao máximo a circulação viral e os agravamentos, internações e mortes por Covid-19 e outras síndromes gripais.
Orientações
Os testes rápidos de antígeno em 50 UBSs. Os endereços e horários de atendimento podem ser acessados por este link: bit.ly/ubscovidmanaus.
Shádia reforça que a população faça sua parte e orienta que a testagem rápida de antígeno nas unidades básicas deve ser buscada até no sétimo dia dos sintomas iniciais, porque após este período os resultados não são tão precisos.
A vacinação contra a Covid-19 é outro ponto de recomendação e a secretária ressalta que a vacina será ofertada nesta quinta-feira e sexta-feira, 23 e 24/2, em 75 unidades de saúde, que funcionam em horário regular e também em horário estendido. Os endereços estão disponíveis no link: bit.ly/localvacinacovid19.
“Nossa orientação à população é que todos fiquem atentos aos primeiros sinais e busquem uma unidade de saúde para receber as orientações e os procedimentos necessários para que os sintomas não evoluam para as formas graves da doença”, explicou Shádia Fraxe.
— — —
“Reforço a necessidade de que todos se vacinarem para aumentar a imunidade contra essa doença. Só não devem receber a vacina as pessoas que estejam doentes. Para essas a recomendação é aguardar o total desaparecimento dos sintomas e para as que confirmarem Covid, a recomendação é que se vacinem somente após 30 dias do início dos sintomas”, esclareceu a secretária.
Fotos – Arquivo / Semcom
Texto – Tânia Brandão e Andréa Arruda / Semsa
Sonora – Graziela Andrade – gerente do Cievs Manaus