A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou os resultados das ações de estratégias realizadas pelo Educa+Manaus, na rede de ensino, neste 1º bimestre. O programa beneficia mais de 30 mil alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental de 330 escolas.SummaryPrefeitura apresenta resultados do programa Educa+Manaus para alunos do 5º e 9º anoO subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Júnior Mar, destacou o trabalho realizado por cada ação pelas coordenações da secretaria no trabalho pedagógico realizado pelos educadores, técnicos e todos que fazem parte do programa.
Dos números apresentados, dois chamam bastante atenção. Nos três simulados aplicados, houve uma participação de 90,1%. Outro dado muito relevante é sobre o sexto tempo, aulas de reforço nas disciplinas de português e matemática que beneficiaram 95,8 % dos estudantes. As demais estratégias: Sequência Didática, Formação Integrada Pró-Saeb e Acompanhamento Familiar também tiveram índices acima dos 70%.
Conforme o coordenador do programa Educa+Manaus, Evaldo Bezerra, são resultados bem satisfatórios em cima das cinco ações, que compõem todo um processo, envolvendo os educadores, alunos e pais, em busca de um bom desempenho nas avaliações, a partir de outubro.
“Estamos crescendo a cada semana na Semed Manaus na qualidade de ensino. Esse é o acompanhamento do processo constante que fazemos na gestão do prefeito David Almeida e da secretária Dulce Almeida lançado nesta gestão. A cada 15 dias, a secretaria de gestão se reúne com a equipe gestora do Educa+Manaus para esse momento de acompanhamento dos dados e as propostas de intervenção para crescermos no rendimento, focando no processo de ensino e aprendizagem e um ótimo resultado no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em novembro”, comentou.ResultadoA escola municipal Padre Puga, bairro Japiim, zona Sul, contou com a participação de 87 alunos do 9º ano e com duas semanas de preparação com as sequências didáticas para o simulado teve a média de 9,1 em matemática. Para o professor Deiverson Mendonça o resultado não foi uma surpresa, mas fruto de muito trabalho.“Esse simulado está trabalhando dentro das diretrizes do novo Saeb, onde o MEC distribui as habilidades e as competências, para que esses alunos possam estar trabalhando também. Tenho certeza, que ao longo desses simulados, são nove no total, os nossos alunos estarão aptos para realmente ter o melhor desempenho na avaliação”, citou.
— — —“Estamos em primeiro lugar, fruto de muito trabalho de toda equipe técnica e pedagógica da escola. Desde o início do programa, a nossa escola abraçou o desafio de atingir a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com isso, começamos a trabalhar todas as habilidades da matriz do Saeb presentes na sequência didática. Uma vez por semana eu levava os alunos para o Centro de Tecnologia Educacional (CTE) da escola para juntos fazer os simulados e os exercícios na plataforma super ensino, além disso, o aulão, no auditório da escola para acompanhar e tirar todas as dúvidas”, finalizou.
Foto – Mário Oliveira / Semed
Texto – Paulo Rogério / Semed