De forma emergencial, as equipes atuaram na recuperação da galeria subterrânea, realizando a substituição das peças danificadas por manilhas em concreto. Uma outra equipe, com o auxílio de uma retroescavadeira hidráulica, executa a recuperação do ponto de contenção que estava em risco de desmoronar, devido às infiltrações provocadas pelo rompimento da tubulação na rede de drenagem.Para conter o trecho em erosão na avenida Dom Henrique, no bairro Parque 10 de Novembro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), implanta 20 metros quadrados de rip-rap às margens do igarapé do Mindu. A ação visa conter o desbarrancamento da encosta, provocado pelo rompimento da rede de drenagem, durante as fortes chuvas do final de março.
“A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Junior foi de intervenção imediata para conter os transbordamentos neste trecho do igarapé. A antiga rede de drenagem rompeu, provocando a erosão na encosta. Estamos fazendo o serviço completo, substituindo as peças danificadas com tubulações mais modernas para que a água possa escoar de forma correta, sem causar alagamentos, especialmente no período chuvoso”, explica Edinaldo Ramos, chefe da Divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf.
A implantação do rip-rap no local vai proporcionar a estabilização do talude. Serão utilizadas, aproximadamente, cinco mil sacas com a mistura de areia e cimento. A técnica é utilizada para proteger e conter as rupturas na encosta, estabelecendo o equilíbrio por meio do seu próprio peso.
Os 17 Distritos de Obras executam diariamente serviços como asfaltamento de ruas e avenidas e manutenções no sistema de drenagem profunda e superficial. Em paralelo, o programa “Asfalta Manaus” segue recapeando as ruas da cidade, chegando à marca de 1.961 vias recuperadas na capital. A meta é chegar a 10 mil ruas da cidade.
Um trabalho minucioso é realizado no leito do igarapé, com o encabeçamento da contenção, proteção das laterais, para que não haja fuga de material ao lado da aduela e não haja novas erosões. Com a execução das obras, as águas das chuvas devem ter maior vazão, evitando transtornos aos moradores, uma vez que a contenção com rip-rap impedirá que a água avance para a rua, garantindo segurança e melhor acessibilidade aos que residem no entorno do igarapé.
Texto – Valesca Martins / Seminf
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAztez
Fotos – Divulgação / Seminf