Simultaneamente, estão sendo implantadas duas linhas de 235 metros lineares de rip-rap e gabião, nas laterais do leito do igarapé, com o auxílio de retroescavadeira e uma pá carregadeira. As equipes trabalham, ainda, no alargamento do igarapé, para dar maior vazão às águas do leito do igarapé, de modo a coibir o transbordamento e consequentemente as inundações na área.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), avança, nesta sexta-feira, 10/3, com a execução da ação emergencial de contenção do desbarrancamento de uma calçada na avenida Torquato Tapajós, nas adjacências da avenida Senador Raimundo Parente, bairro Flores, zona Centro-Sul.
O muro de gabião é constituído por gaiolas metálicas formadas por malhas hexagonais de fios de aço galvanizados, que resistem às intempéries por um longo período de tempo, livres de oxidação.
A construção do rip-rap proporcionará a estabilização do talude em uma ação em que são utilizadas sacas com a mistura de areia com o cimento, técnica eficaz para proteger e conter as rupturas na encosta.
A obra iniciou em 21/2 com a limpeza do igarapé dos Franceses e segue sem impactar o trânsito da região, uma vez que a erosão ocorreu próximo ao igarapé, paralelo à pista e não oferece nenhum tipo de risco aos condutores que passam pela ponte.
“Estamos realizando um serviço completo que vai durar anos. A prefeitura está investindo em tecnologia de ponta, atuamos em várias frentes, como o desassoreamento e alargamento do igarapé, para termos a segurança que a área não passe por inundações. Além da contenção do talude com a implantação do rip-rap e do gabião, para garantir que as chuvas não impactem mais a calçada e a via”, explicou o secretário de Obras, Renato Junior.
Texto – Valesca Martins / Seminf
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAvji1
Fotos – Márcio Melo / Seminf