Ao todo, 70 profissionais de todos os distritos de saúde da Semsa participam da capacitação, entre eles médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, cirurgiões-dentistas e nutricionistas. O curso é promovido em parceria pelas Coordenações Municipal e Estadual do Plano Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), e alcança também servidores de pastas municipais de saúde do interior, via transmissão online.Visando reforçar as ações de controle do tabagismo na capital, a Prefeitura de Manaus está capacitando profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para o tratamento de fumantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O curso visa a formação de novos Ambulatórios de Tratamento de Fumantes, e acontece nestas segunda e terça-feira, 5 e 6/6, na sede da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).
“Essa capacitação, que está sendo presencial aqui em Manaus e também transmitida online para o interior, visa a ampliação dessa rede de ambulatórios. O treinamento enfoca as consequências do fumo para a saúde e orienta sobre como montar os ambulatórios de tabagismo nas unidades de saúde”, explica.
A coordenadora municipal do PNCT e chefe do Núcleo de Prevenção à Saúde por Causas Externas e Fatores de Risco da Semsa Manaus, Carla Azevedo, informa que a capacitação encerra uma série de ações de combate ao tabagismo, em referência ao Dia Nacional Sem Tabaco, em 31/5. Conforme a gestora, o curso visa qualificar profissionais para atuar nos Ambulatórios de Tratamento de Fumantes.
A programação da capacitação (Módulo Tratamento do Fumante) inclui aulas expositivas, apresentação de práticas exitosas, dinâmicas, interações e bate-papos com participantes e palestrantes. Os tópicos discutidos no curso incluem bases para abordagem do tratamento do fumante, abordagem breve, mínima e básica, protocolo clínico e diretrizes terapêuticas, fatores dificultadores para a cessação do tabagismo e apoio medicamentoso, entre outros.
Atividades
“Aqui temos um modelo de como abordar o nosso usuário que fuma para que ele consiga deixar de ser dependente químico da nicotina. É também uma luta contra o câncer, pois sabemos que o câncer de pulmão é causado pelo tabagismo em 90% dos casos”, aponta.
Uma das participantes do curso, a enfermeira da Clínica da Família Carmen Nicolau, Joana Hurtado, ressalta a importância da qualificação dos profissionais de saúde para uma abordagem adequada aos fumantes, de modo a promover o abandono do vício por cigarros, charutos, cachimbos e outros produtos derivados do tabaco.
Vício e tratamento
Entre os palestrantes do curso estão o subsecretário municipal de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho; a coordenadora municipal do PNCT, Carla Azevedo; o diretor-presidente da Fundação Cecon, mastologista Gerson Mourão; o médico cardiologista da Fundação, Aristóteles Alencar Filho; a técnica do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeira Dinah Carvalho Cordeiro; e os psicólogos da Semsa, Ana Cristina Miranda e Tayanan Medeiros.
Carla Azevedo enfatiza que o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, matando quase 6 milhões de pessoas por ano. O uso do tabaco, conforme a coordenadora municipal do PNCT, é associado a aproximadamente 50 doenças e, caso mantido nos índices atuais, pode levar à morte de 8 milhões de pessoas por ano até 2030.
A rede pública de saúde de Manaus oferece tratamento para os indivíduos que desejam parar de fumar de forma gratuita, por meio dos Ambulatórios de Tratamento de Fumantes. O serviço é ofertado em 17 unidades de saúde em todas as zonas da capital, contando com equipes multidisciplinares formadas por psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.
A lista de unidades da Semsa Manaus que oferecem o programa de tratamento pode ser conferida online no endereço https://semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/Ambulatorio-de-Tratamento-de-Fumantes.pdf.
“Nosso objetivo é ampliar a rede de ambulatórios de tabagismo, em todas as unidades de saúde, em todas as zonas de Manaus, para oferecer esse serviço de forma ampla e diminuir esses índices”, afirma.
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAGCrx
Fotos – Graziela Praia / Semsa