A suspensão é uma medida preventiva e foi tomada após a realização de uma inspeção sanitária na fábrica da empresa, localizada no município de Monte Alto (SP). Na ação, foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade, entre outras. Essas falhas podem impactar a qualidade e a segurança do produto final.A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), alerta a população sobre a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no último dia 27/3, de suspender a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todos os alimentos da marca Fugini, produzidos pela empresa Fugini Alimentos Ltda. A marca é conhecida do público principalmente por suas linhas de molhos de tomate, conservas vegetais, maioneses e mostardas.
Já distribuídos
A suspensão da fabricação ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação.
A nova medida proíbe a comercialização, a distribuição e o uso, e determina o recolhimento de todas as apresentações de maionese da marca Fugini com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale também para todos os lotes que irão vencer em dezembro de 2023, com numeração iniciada por 354.
Também está prevista a publicação pela Anvisa, ainda nesta semana, da Resolução – RE 1.051, específica para lotes de maioneses da marca Fugini produzidos no período de 20/12/2022 a 21/3/2023.
Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem os lotes da maionese citados na resolução não devem utilizá-los, e devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini Alimentos Ltda., que deverá realizar o seu recolhimento.
A medida foi adotada em razão do uso de matéria-prima vencida na fabricação da maionese. Esse fato foi constatado na mesma inspeção sanitária que resultou na decisão de suspensão geral da fabricação, distribuição e venda dos produtos da empresa paulista.
O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, esclarece que alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, pois podem trazer vários riscos à saúde de quem os ingere. “A exposição ou venda desses alimentos é considerada infração sanitária, tipificada no Código de Defesa do Consumidor. Assim, o recolhimento desses alimentos é necessário para prevenir agravos à saúde”, afirma.
Fiscalização
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas à venda e utilização das pomadas modeladoras capilares por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].
A Gerência de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus (Gevali) irá fiscalizar a exposição para venda dos alimentos suspensos pela decisão da Anvisa nos comércios da capital amazonense.
Para mais informações, acesse o site da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/anvisa-suspende-alimentos-da-marca-fugini.
Conheça a Resolução – RE 1028/2023, que determinou a suspensão da fabricação, comercialização e uso dos alimentos da marca Fugini: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-re-n-1.028-de-24-de-marco-de-2023-472730017.
Texto – Renildo Rodrigues / Semsa
— — —
Foto – Divulgação / Semsa