A matriz integrada dos grandes eventos é coordenada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) e o Centro de Cooperação da Cidade (CCC). Ela conta com a participação de 14 serviços municipais: saúde, vigilância sanitária, atendimento móvel de urgência, organização de trânsito, transporte público, assistência social, conselho tutelar, segurança, monitoramento eletrônico, cultura, comunicação, limpeza, infraestrutura, feiras e mercados.A Prefeitura de Manaus se reuniu, na tarde desta quarta-feira, 24/5, no Centro de Cooperação da Cidade José Pereira Filho, na zona Centro-Sul, com representantes das secretarias que compõem o caderno de encargos da matriz de responsabilidade integrada dos grandes eventos na cidade, para alinhar a organização e planejamento tático operacional do 65° Festival Folclórico do Amazonas, que tem início no dia 11/6.
O festival será realizado no Centro Cultural Povos da Amazônia (antiga bola da Suframa), no período de 11 a 25 de junho, das 19h às 23h. A expectativa é atrair um público de mais de 100 mil pessoas em 15 dias de festival.
O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, destaca que o apoio da matriz integrada é o que garante o sucesso dos grandes eventos na cidade e a geração de postos de trabalho. “Ninguém faz nada sozinho e o apoio das secretarias municipais é imprescindível para o êxito do evento, que vai movimentar toda a cadeia produtiva da cidade. No local, além das apresentações dos grupos folclóricos, teremos parques gastronômicos e de diversões, além de artesanatos. E não podemos esquecer dos preparativos para essa grande festa, que começa nas comunidades com a confecção das indumentárias e alegorias”, disse.
Nesta sexta-feira, 26, às 11h, as secretarias que compõem a matriz integrada farão uma visita in loco na área do evento para definir as rotas de saída de segurança, disposição dos serviços públicos, concentração e dispersão dos grupos folclóricos.
Os representantes dos órgãos municipais que estiveram presentes no CCC, puderam conhecer o projeto do evento, que este ano conta com uma atração nacional, o cantor JM Puxado e banda. Dentre os principais eixos de coordenação do evento, o destaque vai para comunicação, saúde, segurança, trânsito, limpeza e monitoramento.
Desde 1957, o Festival Folclórico do Amazonas reúne as manifestações folclóricas presentes nos bairros de Manaus e tem a participação especial dos bois Garanhão, Brilhante e Corre-Campo.
Histórico
Mas foi na praça Francisco Pereira da Silva, mais conhecida como “bola da Suframa”, que o evento ganhou força e se tornou ainda mais conhecido na cidade. Mais tarde foi criado o Centro Cultural Povos da Amazônia, que abriga a festa por muitos anos.
O festival inicialmente acontecia no centro de Manaus, onde hoje está localizado o Colégio Militar. Após 1979, com a instalação do colégio, ele foi realizado no parque Amazonense, no estádio da Colina e no antigo estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão.
Texto – Emanuelle Baires / Manauscult
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAFeU6
Fotos – Oliveira Júnior / Manauscult