O simulado faz parte do programa Educa + Manaus, sendo aplicado de modo quinzenal, com a finalidade de monitorar o nível de aprendizagem e os avanços dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, bem como ser um instrumento de avaliação contínua e cumulativa do desempenho dos estudantes.Elevar os índices da educação municipal é uma das prioridades da Prefeitura de Manaus. Por isso, 40 mil estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, de 336 unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta quarta-feira, 4/4, do segundo simulado em preparação ao exame do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será aplicado no último trimestre deste ano.
De acordo com o chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), Leandro Anjos, os estudantes realizam o simulado e desenvolvem as habilidades, sendo a oportunidade para verificar o rendimento dos alunos.
“A gestão do prefeito David Almeida preza pela educação de excelência. Essa ação pedagógica nos mostra onde precisamos melhorar e como vamos aprimorar o desenvolvimento integral e a formação comum dos nossos estudantes. Além disso, os nossos estudantes terão a oportunidade de melhorar suas capacidades de aprender, voltado à leitura, escrita e cálculos, fortalecendo a aquisição de conhecimentos e habilidades”, destacou a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida.
Aplicação
“O simulado é a terceira ação do programa Educa + Manaus. Então, nós estruturamos os 5° e 9° anos, com uma sequência didática elaborada por nossa equipe. Esse material é aplicado em sala de aula e também no 6° tempo. Essa prova vem para fechar esse ciclo. A ideia é que até final de outubro, os nossos alunos elevem o nível de proficiência”, pontuou.
“Eu achei interessante, porque tinha muito assunto que eu não via, mas depois como eu me preparei para o simulado, tudo mudou. Cada vez mais vou adquirindo conhecimento e melhorando”, salientou o aluno.
Na escola municipal Sérgio Augusto Bittencourt, no bairro Novo Israel, zona Norte, o estudante Bruno Ferreira, 9° ano, 14 anos, afirmou que o simulado irá auxiliar no crescimento intelectual e social.
Educa + Manaus
A professora de Língua Portuguesa da unidade de ensino, Ana Joelma Farias Guimarães, detalhou sobre a preparação dos estudantes para a aplicação da atividade pedagógica. “Temos trabalhado a sequência didática, o 6° tempo, todas as habilidades referentes à prova do Saeb. O Educa + Manaus reforça o aprendizado dos alunos”, relatou a educadora.
— — —
O Educa + Manaus é oferecido para as unidades de ensino que possuem turmas de 5º e 9º anos e participam das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) este ano. O programa iniciou no mês de fevereiro, e possui cinco ações estratégicas: Sequência Didática; 6º Tempo; Simulados; Formação Integrada Pró-Saeb e Acompanhamento Familiar.
Fotos – Matheus Perdiz / Semed
Texto – Andrew Ericles / Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAyyPf