A programação está sendo conduzida pela equipe técnica da Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho da Semsa. O conteúdo está sendo repassado via palestras, atividades lúdicas e dinâmicas. Entre os assuntos abordados estão o conceito, programa e política de qualidade de vida no trabalho, perfil dos trabalhadores, diagnóstico situacional, entre outros.A Prefeitura de Manaus está promovendo uma capacitação para 57 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que desenvolvem ações e serviços de promoção da qualidade de vida no trabalho no âmbito da secretaria. O objetivo é manter as equipes que desenvolvem esse trabalho nas unidades atualizadas com relação à política de qualidade de vida no trabalho. A capacitação teve início na última terça-feira, 28/3, e encerra nesta quarta-feira, 29.
“Nós reunimos as pessoas que fazem esse trabalho nesses locais para mantê-los atualizados com relação à política, os assuntos que estão relacionados à qualidade de vida no trabalho e para promover um momento de integração entre as equipes, de troca de experiências, de aproximação entre os servidores que desenvolvem esse trabalho, em diferentes áreas da Semsa”, explica.
A diretora de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, Mircleide Santana, explica que o serviço de qualidade de vida já está implantado na sede da Semsa, nos Distritos de Saúde, na Maternidade Moura Tapajóz e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“A promoção da qualidade de vida no trabalho é um serviço que tem objetivos específicos e que refletem na qualidade do serviço ofertado à população e nós vamos pactuar com essas equipes o alcance dessas metas e objetivos”, detalha.
A diretora também destaca que durante a capacitação os servidores estão sendo orientados de que serão instituídas formas de avaliação do trabalho desenvolvido pelas equipes a fim de atingir as metas e objetivos estabelecidos para essa área.
As ações de promoção da qualidade de vida no trabalho desenvolvidas no âmbito da Semsa Manaus são coordenadas por uma equipe multiprofissional com qualificação em gestão e experiência na rede de assistência e nos processos de trabalho.
Mircleide informa que a qualidade de vida no trabalho é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento das instituições por englobar questões estruturantes como as condições de trabalho, organização do trabalho, relações socioprofissionais, reconhecimento e crescimento profissional e o elo entre vida social e trabalho.
Texto – Francismar Lopes / Semsa
— — —
Fotos – Alex Otani / Semsa