A programação, comemorativa ao mês do profissional de enfermagem, segue até esta sexta-feira, 19/5, com realização de palestras, rodas de conversa, mesas redondas, debates e salas de simulação com manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), que são realizadas pelos profissionais de saúde com o objetivo de reverter a parada cardiorrespiratória e manter a oxigenação do usuário.Com o objetivo de destacar a importância do profissional de enfermagem que atua no Serviço Móvel de Urgência (Samu), a Prefeitura de Manaus realizou a abertura da “1ª Semana de Enfermagem Samu Manaus”, na manhã desta quinta-feira, 18/5, no Parque do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul.
“Os enfermeiros do Samu têm um papel muito importante no atendimento à população. São profissionais que lidam com situações de stress e que precisam agir rapidamente para prestar cuidados que são fundamentais para o paciente”, destacou.
A diretora do Departamento de Atenção Primária (DAP), Sonja Ale Farias, que representou a secretária Shádia Fraxe na abertura oficial da programação, ressaltou a importância do evento para promover o reconhecimento dos profissionais de enfermagem que atuam de forma decisiva no atendimento pré-hospitalar.
“Os enfermeiros e, de modo particular, os enfermeiros do Samu, são profissionais que têm competência tanto para resolver questões simples, quanto aquelas mais complexas. São profissionais valorosos, dedicados e quem tem um papel decisivo na saúde da população”, enfatizou.
Para a diretora do Samu, Elen Assunção, o evento é um passo importante para que o profissional de enfermagem, que tem o dia 12/5 dedicado ao trabalho que desempenha, seja ainda mais valorizado pela sociedade.
— — —
A programação desta sexta-feira,19/5, iniciará às 13h, e além de palestras e reflexões sobre o desafio e o cotidiano dos enfermeiros, terá sessões de bem-estar e relaxamento, sorteio de brindes, área de lazer com aromaterapia, massagem e apresentações musicais.
Fotos – Grazi Praia / Semsa
Texto – Divulgação / Semsa