Os gestores, profissionais de saúde e técnicos da rede pública e particular de saúde que atuam na área de abrangência do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste) iniciaram os debates nesta terça-feira, às 14h, no auditório da Universidade Paulista (Unip), localizado na avenida Mário Ypiranga, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. Alinhada com a Política de Humanização do Parto e Nascimento do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Manaus iniciou nesta terça-feira, 18/4, a programação dos Fóruns de Vinculação da Gestante em Rede, que prevê a realização de fórum por Distrito de Saúde.
“Os fóruns de vinculação discutem as formas de aprimorar esse fortalecimento de vínculos por meio de um trabalho coletivo e integrado. Nosso objetivo é estimular boas práticas na atenção ao parto e ao nascimento. É um trabalho que inclui, além da visita à maternidade, iniciativas de acompanhamento de todo o ciclo reprodutivo, que causa uma série de mudanças no corpo da mulher, na parte psicológica e afeta seu contexto familiar e social”, enfatiza.
A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, enfermeira Lúcia Freitas, explica que o evento, cuja temática central é a vinculação da gestante, aborda a necessidade do acolhimento que está relacionado a uma prática de fortalecer os vínculos entre a atenção básica e a maternidade.
— — —
A programação prossegue na quarta-feira, 19, com o fórum do Disa Norte, no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), no bairro Cidade Nova, zona Norte. Na terça-feira, 25, será a vez dos participantes do Disa Leste, que se reunirão no auditório do Colégio Dom Bosco, avenida Cosme Ferreira, bairro Zumbi dos Palmares. As discussões seguem no mês de maio, com eventos que acontecerão nos dias 4 e 5/5, com os servidores dos Disas Rural e Sul, na maternidade Ana Braga, no bairro São José I, na zona Leste, e no auditório do Centro Universitário Fametro, na zona Centro-Sul, respectivamente.
Fotos – Divulgação / Semsa
Texto – Tânia Brandão / Semsa