Além da reforma completa na unidade de ensino, o prefeito anunciou que a segurança na escola será reforçada com a implementação de uma ronda municipal escolar.Dando continuidade às entregas dos espaços educacionais municipais totalmente reformados, o prefeito de Manaus, David Almeida, reinaugurou, na tarde desta quarta-feira, 5/4, a escola municipal Joaquim da Silva Pinto, no bairro Crespo, zona Sul da capital amazonense. No total, 302 unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed) já foram entregues a população.
A unidade de ensino recém-inaugurada atende cerca de 520 estudantes dos Anos Iniciais e Finais, do Ensino Fundamental, bem como Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa reforma, feita depois de 12 anos da última reforma na escola, está orçada em quase R$ 1 milhão.
“Nós vamos contratar mais 350 agentes que iremos treiná-los juntamente com a Casa Militar, com a defesa social, vamos criar uma ronda municipal escolar, e nós vamos montar essa guarda para dar suporte e segurança ao pessoal da educação, e também da saúde, para que os nossos servidores possam trabalhar com mais segurança. Isso é o que nós queremos para a população da cidade de Manaus, nós estamos tendo casos recorrentes de ataque às escolas, a unidades de saúde, e nisso nós precisamos ajudar o governo, a Prefeitura de Manaus vai dar sua contribuição”, afirmou o chefe do Executivo municipal.
Para a gestora da escola recém-inaugurada, Benedita Monteiro, a entrega dessa obra à Comunidade do Crespo significa respeito aos residentes da localidade e valorização da educação municipal, seja em qual seja a área geográfica da cidade.
“Esse é o sentimento que nós precisamos ter, de revolução, nós estamos renovando esses espaços, estamos dando valorização a quem precisa ser valorizado, e não podemos deixar de entregar para os professores, para as crianças e para a comunidade, esses espaços com respeito e com dignidade”, destacou a titular da Semed, Dulce Almeida.
A comunitária e enfermeira, Edineila Figueira, mãe do estudante Salomão Figueira, de 9 anos, do 4° ano, afirma que o novo prédio escolar anima a comunidade e traduz o sentimento de que as crianças da região poderão desfrutar do ensino de excelência.
“Essa obra representa muito para essa comunidade. Primeiro, porque era uma obra que estava há 12 anos esquecida sem reforma. Com a gestão do prefeito David Almeida, a nossa escola foi valorizada. Essa escola que indicou em 1986, em cima do aterro do 40. Era uma escola de madeira com muitas histórias a contar. Então, a nossa comunidade está feliz e radiante. Nossos alunos merecem estudar em uma escola linda”, salientou a gestora.
Estrutura
“Essa inauguração traz um benefício muito grande. Porque os alunos poderão usufruir de um espaço muito bem estruturado. Essa obra é um ponto muito positivo para a educação na nossa comunidade. Tudo muito lindo”, relata a comunitária.
A obra de revitalização durou dois meses, de fevereiro a abril de 2023. Além disso, a unidade de ensino possui 13 salas de aulas, Centro de Tecnologia Educacional (CTE), cozinha, depósito de merenda e material escolar, sala de recursos, biblioteca, sala da pedagogia, diretoria, secretaria e nove banheiros.
Na edificação, houve a substituição das instalações elétricas, das luminárias, do forro, de louças, de revestimentos, além da pintura geral, troca da cobertura, ações de paisagismo, ampliação de estruturas físicas existentes, execução de abrigo de gás e instalação de coifa na cozinha.
Texto – Beathriz Torres / Semcom e Andrew Ericles / Semed
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAyE2f
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom