Durante a inauguração, o chefe do Executivo municipal frisou a importância do trabalho realizado na reforma das estruturas educacionais.O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou na tarde desta quinta-feira, 18/5, para a comunidade do bairro Santa Luzia, na zona Sul, a escola municipal José Tavares de Macedo totalmente revitalizada. Com novas adequações e espaços, a unidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed), atende 427 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Foram feitas substituições na parte elétrica, no forro, nas louças e luminárias, além de uma pintura geral, instalação de botão de pânico, grades de contenção e aplicação de resina. A escola conta também com cozinha e banheiros masculinos e femininos novos e ampliados. O local tem ainda 10 salas de aula, diretoria, secretaria, Centro de Tecnologias Educacionais (CTE), biblioteca, sala de ciência, auditório, refeitório e depósitos.
“Uma reforma como essa não acontecia há mais de 18 anos, e nós estamos fazendo isso em toda Manaus, são 319 escolas reformadas, ampliadas e transformadas. Estamos transformando esses espaços físicos para que os nossos alunos possam receber os ensinamentos dos professores motivados, porque nós temos uma meta, nós queremos transformar esses alunos nos melhores alunos do Brasil de educação básica, e é para isso que nós estamos trabalhando”, assegurou Almeida.
“Toda semana nós estamos entregando dignidade para Manaus, principalmente porque nós temos um prefeito que valoriza, que se preocupa com os alunos, com a valorização dos professores, e entregar esse espaço dessa forma é muito bom para nossa educação”, completou a secretária.
Todo o investimento na estrutura física e pedagógica almeja o resultado de boas avaliações no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a ampliação dos educadores para com o ensino especializado, como afirmou a titular da Semed, Dulce Almeida.
A gestora da unidade de ensino, Edenilsa Serrão, afirma que a comunidade do bairro Santa Luzia recebe com muita alegria e gratidão a escola recém-revitalizada.
Relatos
Entre as beneficiadas com o novo prédio escolar, está a estudante do 4° ano, Aylla Sophia Santos. A avó da estudante, a autônoma Lucilia Mendes, de 54 anos, ficou surpresa com o resultado da reforma e está feliz por sua neta estudar um ambiente escolar excepcional.
“A reforma da nossa escola é muito significativa para a aprendizagem dos nossos alunos. Era um ambiente que deixava muito a desejar. Hoje, com a gestão do prefeito David Almeida, a gente vê a renovação e transformação da nossa escola em um ambiente prazeroso de aprendizagem”, exalta a educadora.
— — —
“Essa é a primeira vez que minha filha está estudando em uma escola municipal, estou amando. Quando ela foi matriculada, a escola ainda estava em reforma. Amei muito o resultado. A escola está linda e perfeita”, frisa.
Fotos – Dhyeizo Lemos e Clóvis Miranda / Semcom
Texto – Beathriz Torres / Semcom e Andrew Ericles / Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAEgbA