O objetivo é ampliar a promoção de atrativos turísticos e do #SouManaus, aproximando o público do evento com a capital manauara, além de posicionar a cidade de Manaus na rota dos megaeventos turísticos do país. A expectativa é reunir, em três dias de evento, mais de 350 mil pessoas.A Prefeitura de Manaus, por meio de termo de cooperação entre Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e da Empresa Pump Entertainment (Pump), iniciou, nesta quarta-feira, 21/6, em Santarém (Pará), um trabalho para fortalecimento da divulgação do maior festival de artes integradas do Norte, o “#SouManaus – Passo a Paço 2023”.
“Estamos atuando em várias frentes, uma delas é para o fortalecimento do setor turístico. Há três semanas, estivemos em Fortaleza levando nossos eventos e atrativos. Para este ano, estamos trabalhando em parceria com o trade e produtores de eventos de Manaus”, explicou Osvaldo Cardoso.
Osvaldo Cardoso, diretor-presidente da Manauscult, explica que o anúncio parcial de alguns artistas nacionais segue o planejamento das diretorias de turismo e comunicação e marketing da Manauscult para promoção do evento em outros Estados, como é feito nos grandes centros urbanos.
A expectativa da Prefeitura de Manaus com essas parcerias é posicionar a capital do Amazonas entre os maiores destinos turísticos da América Latina, além de potencializar a carreira dos artistas locais no cenário nacional, durante os dias de festival, 5, 6 e 7 de setembro, que tem como mote a sustentabilidade, ancestralidade e inovação tecnológica.
A 8ª edição do evento contará com 18 atrações nacionais de ritmos variados, juntamente com mais de 600 trabalhadores da cultura local dos segmentos artísticos de música, artes visuais, audiovisual, circo, dança, hip-hop, literatura, tradições culturais e teatro, somados aos profissionais da gastronomia e artesãos envolvidos durante a realização do festival multicultural.
O #Sou Manaus Passo a Paço 2023 será distribuído em dez áreas de ocupação no centro histórico, com oito horas de programação em todos os três dias de evento, somando um total de 240 horas de imersão e experiência artístico-cultural, tendo dois palcos principais localizados dentro do porto de Manaus, com vista para às margens do rio Negro, totalizando mais de 43 mil metros quadrados de intervenção.
“Mais do que fortalecer a divulgação do evento, essa parceria, também, vai fortalecer o turismo e a economia da cidade de Manaus. O público que consome os nossos eventos sabe que temos experiência em entretenimento com segurança e conhecem o selo de qualidade da Pump Entertainment. Isso passa credibilidade. Tenho certeza que virá muita gente de fora para o Sou Manaus”, enfatizou Bernard Teixeira, CEO da Empresa.
Economia Criativa
No último sábado, 17/6, o prefeito David Almeida divulgou a presença das atrações nacionais Zé Felipe, Léo Magalhães, Marina Sena, MC Kevin, o Chris, Zeca Pagodinho e Humberto Gessinger para a edição deste ano, que acontece na área portuária da cidade, localizada no centro histórico, nos dias 5, 6 e 7 de setembro.
O volume financeiro foi calculado levando em consideração o público total presente, estimado em mais de 380 mil pessoas, e o gasto médio de R$ 24,50 por pessoa, entre deslocamento e consumo, durante o evento.
A Manauscult divulgou que o grande fluxo de pessoas no #SouManaus Passo a Paço 2022 gerou uma circulação positiva de R$ 9,3 milhões na economia local.
Texto – Emanuelle Baires / Manauscult
— — —
Foto – Divulgação / Arquivo Manauscult