“Esse dia foi cuidadosamente preparado com muito carinho para essas guerreiras, que nos inspiram pela força e determinação. Cada uma delas tem uma história importante aqui da Seminf, e nós selecionamos as servidoras com 45 anos de casa para representar a todas. É muito tempo de trabalho que deve ser lembrado, porque marcam a história da Prefeitura de Manaus”, afirmou o subsecretário de Gestão e Planejamento da Seminf, Heliatan Monteiro.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), prestou homenagem a quatro servidoras que têm mais de 40 anos de serviço público. A campanha faz alusão ao dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde o ano de 1975, e comemorado em todas as cidades do mundo.
“São 48 anos de prefeitura e isso muito me orgulha, porque ainda estava na faculdade de engenharia quando comecei a trabalhar aqui. Exerci muitas funções no poder público municipal e, na Seminf, atuei como fiscal de obras, na chuva, no sol, com a trena na mão, carregando barro. Eu amo a minha profissão e me sinto muito feliz por essa homenagem. Fui casada, tenho dois filhos, e isso não me atrapalhou em ser mãe e profissional, mulher é forte, enfrenta qualquer desafio”, ressaltou a engenheira.
A engenheira civil Tânia Mara Guerreiro Mendes foi uma das homenageadas. Atua na Prefeitura de Manaus desde 1974, quando começou como estagiária, trabalhou em diversas frentes de obras e, além da Seminf, passou por órgãos como o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), onde foi diretora de Planejamento Urbano.
A engenheira Naime Gomes, 68 anos, foi homenageada pelos 48 anos de serviço prestados à prefeitura. “É uma jornada positiva neste lugar que tanto me orgulha e que é o sustento da minha família. Estou prestes a me aposentar e me sinto muito feliz em trabalhar aqui, ser mãe, mulher, dona de casa, engenheira. É muito árdua a jornada, porque também sou avó de uma princesa de 5 meses, mas estou aqui, firme e forte”, destacou a engenheira.
A servidora Marlene de Moura Brandão também foi homenageada pelos seus 46 anos de atuação na secretaria. “Nesse tempo todo, eu só tive nove faltas. Ser mãe e ser guerreira faz parte da vida das mulheres, mas eu sou mãe e pai dos meus filhos. Faço isso com muito orgulho, o mesmo orgulho que sinto em trabalhar nesta secretaria”, afirmou.
“A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Obras, deseja um feliz dia a todas as mulheres e segue trabalhando para levar qualidade de vida a todos os moradores da capital, valorizando também cada um dos servidores que contribuem para esse trabalho, que faz a diferença”, concluiu o subsecretário Heliatan Monteiro.
A servidora Ana Maria Duarte Pessoa, que faz tratamento contra o câncer, não pôde comparecer, mas também foi homenageada. “A Maria Duarte, conhecida como Ana Duarte, representa o real significado da palavra mulher. Ela é mãe, funcionária pública há 45 anos, eu sou colega de trabalho e amiga dela, e ela só me inspira como profissional que nunca guardou conhecimento, é uma germinadora, ela me acolheu com muito carinho e o tratamento contra essa doença jamais tirou dela a leveza e o bom humor, ela sorri e faz os outros sorrirem”, ressaltou a servidora e amiga da homenageada, Síglia Arueira.
Texto – Mariana Rocha / Seminf
— — —
Fotos – Márcio Melo / Seminf