Para sanar o problema, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atua, nesta quarta-feira, 8/2, com serviços de implantação de rede de drenagem com 300 metros de profundidade na área.Moradores da rua Rouxinol, da comunidade Fazendinha, no bairro Cidade de Deus, zona Norte, sofriam constantemente com intensas alagações, especialmente no período do inverno amazônico. Em dias de fortes chuvas, a água escoava toda para a via, danificando a massa asfáltica, o que tornou a rua intrafegável.
“Na mesma área, nossas equipes farão a recuperação de dez caixas coletoras, que irão auxiliar nesse processo de vazão das águas. Seguimos sempre a determinação do prefeito David e do secretário Renato para solucionarmos os problemas de infraestrutura na nossa cidade”, complementou.
“Estamos realizando o assentamento e correção da rede de drenagem que é considerada extensa. Também implantamos nova tubulação em concreto, para dar a vazão correta às águas e evitar novas alagações”, explicou o engenheiro e responsável pela obra, Pio Silva.
Os distritos de obras dos bairros São José e Cidade de Deus atuam em conjunto com uma equipe composta por 12 trabalhadores, utilizando máquinas retroescavadeiras, rolos compactadores e miniescavadeiras, inicialmente para realizar os serviços de correção da drenagem e evitar o acúmulo de água. Após a instalação dos tubos, serão executados a terraplanagem e o recapeamento asfáltico em toda a extensão da via.
Conforme parecer de laudo técnico, no local não havia rede de drenagem, o que ocasionou o escoamento incorreto da água e, consequentemente, o desgaste do solo, o que poderia comprometer a estrutura de quatro residências.
“Eu fiquei muito feliz quando o pessoal da prefeitura chegou aqui com as máquinas para fazer essa tubulação, era um sofrimento enorme quando chovia porque alagava tudo. Espero de coração que isso resolva o nosso problema definitivamente, e eu agradeço muito o nosso prefeito”, afirmou.
Para a moradora Alcileide Lemos, 35 anos, a obra veio para sanar de vez o problema vivido pelos moradores na Fazendinha.
Texto – Mariana Rocha / Seminf
— — —
Foto – Márcio Melo / Seminf