A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), deu início aos trabalhos para o plantio de 200 árvores no parque Amazonino Mendes, localizado no bairro Novo Aleixo, zona Norte.
Nesta primeira etapa, foi realizada a marcação de canteiros e aberturas de covas para a ação de arborização no local, que deve ser inaugurado pelo prefeito David Almeida, em 24/10, data do aniversário de Manaus.
A área que será arborizada é a primeira etapa do parque Amazonino Mendes, que é linear, às margens do Igarapé do Mindu, e as mudas são de espécies nativas da região apropriadas para esse tipo de local e também por proporcionarem sombreamento para as áreas de uso da população.
No local, também serão plantadas espécies frutíferas, sendo um atrativo para a fauna local. Devido à alta compactação do solo, estão sendo abertas covas maiores, medindo 80cm x 80cm x 100cm, com o objetivo de garantir o sucesso do plantio.
O diretor de Arborização da Semmas, Deyvson Braga, afirma que a arborização de espaços públicos é muito importante. “As árvores neste local oferecerão maior conforto térmico para os visitantes, sombreamento e outros serviços ambientais”, afirmou o diretor.
A Semmas realiza o plantio de árvores em Manaus ao longo de todo ano, além de outros serviços, como manutenção e monitoramento da arborização em áreas públicas da cidade.
Por meio do programa Manaus Verde, da Prefeitura de Manaus, nos últimos 2 anos e 9 meses desta gestão foram doadas 119.558 mudas de plantas, em 102 ações. Além disso, a Prefeitura de Manaus produziu um número recorde de pelo menos 185 mil mudas, um trabalho dos próprios servidores da administração.
O Programa de Arborização e Conservação Florestal Manaus Verde visa a melhoria da cobertura vegetal no município de Manaus, por meio de ações de arborização em logradouros públicos.
— — —
Texto – Taianna Castro / Semmas
Fotos – Deyvson Braga / Semmas