Um novo sistema de rede de drenagem é implantado, com 86 metros de tubulação. A obra é realizada na rua Sérgio Vieira de Melo, no conjunto Carlos Braga, situado na parte superior da encosta. A construção é para canalizar as águas da caixa coletora que eram despejadas direto no talude.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, nesta quarta-feira, 15/3, as obras de reestruturação da comunidade Monte Cristo, no Monte das Oliveiras, atingida, no último domingo, pelo desbarrancamento de uma encosta.
“A erosão também foi ocasionada por uma rede de drenagem existente que rompeu com as fortes chuvas do final de semana passado. Agora, a equipe realiza o desvio na rede de drenagem para diminuir a contribuição das águas pluviais naquele ponto que ocorreu a erosão”, explica.
O engenheiro Tabajara Ferreira Junior vistoria a obra e enfatiza a importância da nova rede de drenagem ser implantada no local.
“Essa obra é para direcionar a água para outros pontos adequados, e, dessa forma, não mais atingir a comunidade Monte Cristo. A equipe implanta 86 metros de rede de drenagem. Na sequência, vamos fazer a recomposição com aterro e construir uma escada hidráulica em concreto armado, para finalizar com a interligação da rede existente nessa nova escada hidráulica”, complementa Tabajara.
Ainda de acordo com Tabajara Junior, os serviços vão garantir uma estrutura mais segura e moderna, que proporcionará mais suavidade na descida das águas.
A prefeitura continua vigilante nas áreas de risco, principalmente neste inverno amazônico, em que as fortes chuvas do período corroboram para os incidentes nos pontos críticos da capital.
A obra é executada com o auxílio de uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica que dão eficiência e celeridade aos serviços.
Texto – Rayana Coutinho / Seminf
— — —
— — —
Foto – Rayner Souza / Seminf