A secretaria de Obras atua no local com 12 servidores, que executam a troca das tubulações desgastadas por peças novas em concreto, que garantirão a vazão necessária ao fluxo de águas da região e maior durabilidade do serviço.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha na recuperação de drenagem profunda rompida na travessa João Câmara, no conjunto 31 de Março, bairro Japiim 2, zona Sul da cidade. Os serviços de escavações foram iniciados nesta segunda-feira, 24/4, após estudo técnico da área.
Outra frente de trabalho atua na recuperação da rede de drenagem profunda da rua Barbosa Rodrigues, no bairro São Francisco, que foi rompida por conta de uma ligação clandestina de uma rede de esgoto doméstica na rede de drenagem da prefeitura, que é implantada com capacidade apenas para receber águas pluviais.
“A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, é minimizar o sofrimento das pessoas e intervir de imediato ao menor sinal de rompimento da tubulação. Estamos realizando a substituição das peças danificadas e posteriormente faremos o serviço de recuperação asfáltica do trecho atingido, para devolver a trafegabilidade da via”, explicou o responsável pelo distrito de obras, Edinaldo Ramos.
Os 17 distritos de obras realizam obras como recuperação de vias, asfaltamento de ruas e avenidas, ações em sistema de drenagem profunda e superficial. Em paralelo, o programa “Asfalta Manaus” segue recapeando as ruas da cidade, chegando à marca de 1.961 vias recuperadas na capital. A meta é chegar a 10 mil ruas recapeadas.
Os tubos foram substituídos por manilhas em concreto. Além do serviço de drenagem profunda, a caixa coletora também está sendo reconstruída.
Texto – Valesca Martins/Seminf
— — —
Fotos – Márcio Melo/Seminf