A gerente de Condições Crônicas da Semsa, Lilian Paula Zacarias, informa que na próxima quarta-feira, 26/4, das 9h às 12h, a abertura das atividades será realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) José Figlioulo, rua Rios Arinos, s/nº, conjunto Residencial Viver Melhor, bairro Lago Azul, zona Norte.A Prefeitura de Manaus está preparando uma série de ações em celebração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril. O intuito das atividades, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é intensificar a oferta de serviços de prevenção e reforçar ações de educação em saúde sobre o assunto.
Além da abertura, cada Distrito de Saúde (Disa) da capital realizará um “Dia D” de ações voltadas aos hipertensos e diabéticos, no período das 9h às 12h. No próximo sábado, 29/4, será na escola municipal Maria das Graças Vasconcelos, no bairro Alvorada, zona Oeste, e também na USF Sálvio Belota, no bairro Santa Etelvina, zona Norte.
“O objetivo desta data é alertar a população para a importância de se prevenir contra a doença, e manter o acompanhamento nas UBSs para evitar o agravamento dos casos. No Brasil, é estimado que cerca de 13 milhões de pessoas convivam com a hipertensão arterial, o que representa 6,9% da população nacional. Em Manaus, há 315.063 usuários com hipertensão cadastrados nos sistemas de saúde”, explica Lilian.
“Dentre as atividades a serem realizadas, serão disponibilizadas consultas médicas e de enfermagem, avaliação neuromotora e estratificação de risco. Além disso, nossos profissionais irão prestar orientações sobre alimentação saudável, hipertensão e diabetes, rodas de conversa e exercícios físicos de autocuidado em grupo”, disse Lilian.
No dia 6/5, a intensificação será promovida na USF Amazonas Palhano, no bairro São José, zona Leste; no dia 13/5, será na USF José Rayol dos Santos, no bairro Chapada, zona Centro-Sul; no dia 17/5, será na USF São Pedro, no quilômetro 35 da AM-010, na zona Rural; e no dia 20/5, será na USF Deodato de Miranda Leão, bairro Glória, zona Oeste.
— — —
As ações, que buscam facilitar e ampliar o acesso dos hipertensos e diabéticos às ações e aos serviços de assistência integral do Sistema Único de Saúde (SUS), são promovidas pelo Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes da Semsa, em parceria com a Fundação Manaus Esporte e o Instituto Musical Vila da Barra.
Foto – Divulgação / Semsa
Texto – Victor Cruz / Semsa