O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, assinala que o funcionamento das salas de vacina aos sábados é uma estratégia para facilitar o acesso do público aos imunizantes, e reforça a importância de elevar a cobertura vacinal da população, como forma de evitar a reintrodução de doenças já controladas ou erradicadas.A Prefeitura de Manaus reitera a importância da população manter o cartão vacinal atualizado e informa que nove salas de vacina estão disponíveis para atendimento das pessoas interessadas em reforçar a proteção contra a Covid-19 e outras doenças imunopreveníveis, das 8h às 12h. As unidades são gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), sendo pelo menos uma em cada zona da cidade.
Além dos imunizantes do calendário básico, Djalma Coelho enfatiza que a população deve manter em dia a proteção contra a Covid-19. “Mesmo declarado o fim da emergência de saúde, a doença ainda pode causar hospitalizações e óbitos, por isso as pessoas devem manter o esquema vacinal sempre atualizado, reforçando a proteção delas e de toda a comunidade”.
“São nove unidades de saúde abertas aos sábados, das 8h ao meio-dia, para garantir que as pessoas que trabalham ou estudam nos dias úteis possam se vacinar e vacinar suas crianças. Isso é fundamental para aumentar os índices de cobertura vacinal, especialmente entre o público infantil, e assim assegurar a proteção da população”, aponta.
A vacina bivalente contra a Covid é ofertada para todas as pessoas a partir de 18 anos que tenham recebido a segunda dose do esquema primário, ou qualquer dose de reforço, há pelo menos quatro meses. O imunizante protege contra mais de uma cepa do coronavírus, evitando as formas graves da doença e prevenindo internações e mortes.
O subsecretário ressalta que a vacina contra a Covid-19 é indicada para toda a população a partir dos 6 meses de idade, de bebês e crianças a adolescentes, adultos e idosos. Para receber o imunizante, os usuários devem apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de vacina.
Confira os pontos de vacinação da Semsa abertos neste sábado, 10/6
Pessoas a partir de 12 anos dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde também recebem a vacina bivalente, observado o intervalo de quatro meses da segunda dose ou de dose de reforço. São eles: imunossuprimidos, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas, e pessoas vivendo em instituições de longa permanência.
Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul
Zona Norte
USF Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina
USF Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova 1
USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores
Zona Sul
USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi
Zona Leste
USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves
USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário
USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória
Zona Oeste
— — —
USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1
Fotos – Divulgação / Semsa
Texto – Jony Clay Borges / Semsa