Precedida pelas conferências municipais de saúde, a etapa estadual tem o objetivo de aprimorar a política de saúde discutindo e apresentando propostas para atender as demandas da população.A Prefeitura de Manaus foi representada pela secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, na abertura da nona edição da Conferência Estadual de Saúde, com o tema central “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-Sul.
“As conferências acontecem a cada quatro anos e são muito importantes para o fortalecimento da política de saúde porque reúnem todos os atores envolvidos no sistema. Ao exercer seus direitos, cada segmento colabora para que a saúde pública melhore cada vez mais”, acentuou.
A titular da Semsa destacou durante a abertura que as conferências são espaços fundamentais para que gestores, trabalhadores da saúde e usuários discutam e deliberem o aprimoramento dos serviços de saúde à população.
Uma vez concluída a Conferência Estadual de Saúde, que consolidará as propostas apresentadas nas conferências municipais, será realizada a etapa nacional do evento, de 3 a 5 julho, em Brasília (DF), que por sua vez definirá as diretrizes para o Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual para o período de 2024 a 2027.
A Conferência Municipal de Saúde de Manaus (Comus), promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada o período de 10 a 13 de abril, quando foram eleitos delegados que estão representando o segmento dos gestores, dos trabalhadores e dos usuários nesta etapa estadual do evento.
Texto – Divulgação / Semsa
— — —
Fotos – Graziela Praia / Semsa