Parte do processo de humanização dos serviços prestados nos equipamentos de assistência social da capital, iniciado no ano passado com as reformas estruturais de 18 unidades de atendimento socioassistencial, a iniciativa teve o objetivo de apresentar serviços alternativos para complementar o acolhimento dos usuários.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta sexta-feira, 10/2, uma ação de cidadania voltada para os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) atendidos na sede da secretaria, localizada no Centro, zona Sul. Em parceria com o Instituto Joana Galante, a ação levou serviços de saúde e estética gratuitos à população, como cortes de cabelo, esmaltação de unhas, aferição de pressão, teste de glicose, exames de vista e atendimento psicológico.
Aninha destacou que criaram um espaço onde os pais podem deixar suas crianças, por exemplo. “Além de distribuirmos, todos os dias, um café da manhã aos nossos usuários. Hoje, de maneira especial, convidamos o Instituto Joana Galante em uma ação que beneficia tanto esses usuários, quanto as famílias que são acolhidas pelo instituto”, concluiu.
“Temos pessoas aqui que saiam de casa 3h da manhã, vindas de regiões mais afastadas da cidade para serem atendidas e acabavam esperando horas para serem atendidas, muitas vezes sem poder fazer nada. Pensando nessas famílias desenvolvemos toda uma estrutura diferenciada para o acolhimento”, explicou a diretora de Área de Proteção Social da Semasc, Aninha Nascimento.
“Todas as manhãs, durante a acolhida, conversamos com os nossos usuários sobre todos os programas sociais que existem. É um processo que está sendo de grande valor para toda a população vulnerável que nos procura diariamente e que tem nos agradecido pelo trabalho realizado”, disse a diretora.
De acordo com Jucimaria Menezes, diretora do Departamento de Proteção Social Básica, é por meio de ações pontuais e desse processo cotidiano de acolhimento que a gestão municipal consegue conversar mais diretamente com a população, contribuindo ainda com a disseminação de informações sobre os serviços e programas oferecidos pelo poder público a famílias de baixa renda.
“Ajudamos nossas mulheres a se empoderar por meio da capacitação. Muitas delas fazem parte de famílias monoparentais, onde elas atuam como mães e pais ao mesmo tempo. Então, acolhemos elas e mostramos outras formas de se gerar renda”, pontou Joana.
Sobre os serviços oferecidos na ação, Joana Costa, presidente do Instituto Joana Galante, enfatizou que todas as profissionais presentes são mulheres acolhidas pela instituição e outras Organizações da Sociedade Civil (OSCs) menores. De acordo com Joana, a ocasião acaba representando também uma oportunidade de, além de servir a população, divulgar os resultados da assistência social por meio de outra perspectiva.
Outra dona de casa que parou para ser atendida pela ação foi Aldecir Santos, que deu um tapa no visual graças aos serviços de maquiagem gratuita oferecidos. “A gente entra feia e sai bonita, óbvio que viria de novo! (risos)”, elogiou.
Após realizar a atualização no Cadastro Único, a dona de casa Celeste Maria, aproveitou a ocasião para fazer as unhas. “Às vezes, a gente está na fila esperando e acaba se estressando um pouco. Então, isso aqui acaba sendo muito bom para desestressar um pouco, sabe? A pessoa consegue fazer as unhas, comprar algumas ‘coisinhas’, o que é muito legal”.
Para realizar a atualização cadastral ou se inscrever no Cadastro Único, é necessário que o cidadão se dirija à unidade Cras responsável pelo atendimento da sua área de residência e realize o agendamento do processo. As áreas de abrangência de cada unidade podem ser conferidas no por meio do link semasc.manaus.am.gov.br/cras/contato-e-areas-de-abrangencia-dos-cras/.
Cadastro Único
— — —
Moradores dos bairros atendidos pelos Cras Betânia, Alfredo Nascimento, Crespo e Colônia Antônio Aleixo também possuem a opção de realizar o atendimento de forma virtual, por meio do endereço https://agendasemasc.manaus.am.gov.br/.
Fotos – Marcely Gomes / Semasc
Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjArJAY