A ação, executada por profissionais do Distrito de Saúde (Disa) Sul, contou com a distribuição de preservativos e material educativo com orientações sobre a transmissão das ISTs, formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce, assim como os serviços disponíveis na rede municipal de saúde.Integrando a programação da campanha de carnaval na prevenção e controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu na manhã desta quarta-feira, 8/2, uma ação educativa no Terminal de Integração 2 (T 2), no bairro Cachoeirinha, zona Sul.
“Durante a ação, estamos distribuindo preservativos, mas também orientando as pessoas de que as Unidades de Saúde estão abastecidas com o teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C. É importante que as pessoas façam o exame porque quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais rápido a gente pode intervir, iniciar o tratamento ou o acompanhamento, e melhor vai ficar a situação de saúde do paciente”, destacou a enfermeira.
De acordo com a enfermeira Solange Sales, da área técnica de Controle das ISTs/Aids e Hepatites Virais do Disa Sul, a programação foi organizada como uma das estratégias da Semsa para alertar a população, nesse período de carnaval, sobre a responsabilidade de cada um no cuidado com a saúde e na prevenção às ISTs.
“As ações de Educação em Saúde para a prevenção às ISTs são realizadas na rotina de serviços na rede municipal, com a atuação da equipe nas Unidades de Saúde ou em instituições como escolas e empresas, mas o trabalho é intensificado no período do carnaval. A equipe de Educação em Saúde orienta principalmente para a importância do uso do preservativo, que, além de prevenir as ISTs, vai evitar a gravidez indesejada”, explicou a coordenadora da equipe de Educação em Saúde do Disa Sul, Kátia Neves Cavalcante.
Juntamente com a distribuição de preservativos (interno e externo) e a oferta de testes rápidos, a Semsa executa, durante todo o ano, ações de prevenção e controle das ISTs/Aids com o foco na estratégia da Prevenção Combinada, que inclui ainda: a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), a profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), a vacinação contra o HPV e a Hepatite B, redução de danos, terapia antirretroviral e a prevenção da transmissão vertical, que ocorre da gestante para o bebê durante a gestação e o parto.
“É necessário falar das doenças, que a Aids ainda está aí com tudo, mas que se usar a camisinha, prevenir, não vai se expandir mais. No caso da gravidez, é importante conscientizar porque não é só fazer o filho, tem que cuidar, criar, zelar e educar”, ressaltou Aclícia Lopes.
Para a vendedora Aclícia Lopes, de 36 anos, que trabalha no Terminal de Integração 2 (T 2), a ação organizada pelo Disa Sul é importante para conscientizar mais a população sobre as ISTs/Aids, principalmente os jovens, e para evitar a gravidez não planejada.
Entre as ISTs de maior relevância para o controle no município de Manaus, há destaque para HIV/Aids, sífilis, hepatite B e a Síndrome do Corrimento Uretral Masculino.
ISTs
O número de casos de sífilis chegou a 3.900 no ano passado, também registrando aumento (14,2%) em relação a 2021, com taxa de detecção de 173 notificações por 100.000 mil habitantes. Manaus registrou ainda 209 casos de Hepatite B, três a mais que em 2021.
No ano de 2022, o município de Manaus registrou 1.758 casos de HIV, representando aumento de 18,7% no número de novos casos em relação a 2021.
— — —
A Síndrome do Corrimento Uretral pode ser causada por diversos agentes etiológicos, tendo como principais os que causam a clamídia, gonorreia, tricomoníase e o Mycosplasma Genitalium. No ano de 2022, foram notificados 539 casos.
Fotos – Henrique Souza / Semsa
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjArmxw