A ação contou com o auxílio na travessia de pedestres na via e também com instalação de faixas refletivas em veículos de grande porte e ainda em motocicletas. As fitas visam tornar os veículos mais visíveis no período da noite e também em qualquer hora do dia quando estiver nublado.Prevenção a acidente de trânsito, orientações a condutores e instalação de equipamento de segurança foram algumas das ações realizadas pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) nesta quarta-feira, 17/5, na avenida Autaz Mirim, zona Leste de Manaus.
Paralela a esta ação educativa, outros servidores do IMMU realizavam, em parceria com representantes da empresa Avery Dennison, a fixação de faixas refletivas em veículos pesados e motocicletas.
Durante a manhã desta quarta, servidores do setor de Educação do IMMU se posicionaram na avenida Autaz Mirim, próximo à rotatória do Produtor, onde promoveram distribuição de material a condutores sobre o respeito a faixa de pedestre e necessidade de reduzir e velocidade ao se aproximar de locais de travessia de pessoas.
“No primeiro momento, fizemos a travessia segura por meio do projeto ‘Atravesse na faixa’, onde abordamos pedestres e condutores. A novidade de hoje foi a parceria com empresa especializada em que consistia na colocação de películas refletivas em veículos. O local foi escolhido porque, infelizmente, a avenida Autaz Mirim é uma via onde ocorrem muitos acidentes”, frisou.
A chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do IMMU, Hanara Souza, destacou que a atividade faz parte da programação da campanha do “Maio Amarelo”, ação mundial para redução dos acidentes e mortes no trânsito.
Um dos beneficiados com a adesivagem foi o mototaxista Valmir Alves de Mesquita, 66 anos, que atua na profissão há 14 anos. Ele teve o capacete adesivado com um tipo de faixa retrorrefletivas especial para motos.
Hanara explicou que a adesivagem ocorreu em mais de 20 veículos. “A película refletiva tem como principal objetivo tornar os veículos mais visíveis, especialmente, no turno da noite”, explicou.
— — —
“Achei tudo muito bom, um incentivo a mais para os mototaxistas. Nos sentimos bem ao vermos os órgãos trabalhando em nosso favor”, disse.
Fotos – Karol Silva / IMMU
Texto – Alisson Castro / IMMU