A ação faz parte de um ciclo de capacitação com professores da rede municipal de ensino, desde abril deste ano. O trabalho é desenvolvido pela coordenadoria de treinamento da Divisão de Pessoal da Semed, ligada à Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/Manaus).Aproximadamente 50 professores de unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que trabalham com educação infantil, participaram, na tarde desta quarta-feira, 14/6, do curso de primeiros socorros, promovido pela Prefeitura de Manaus. O treinamento foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Félix Valois, no bairro Nova Cidade, zona Norte.
Na DDZ Norte, a ação envolveu professores de 22 Cmeis e duas escolas municipais. Segundo a coordenadora de educação infantil da DDZ Norte, Nádia Nascimento, a capacitação é de suma importância para os professores que trabalham com um público de alunos pequenos.
A primeira fase beneficiou 573 educadores, especificamente das creches próprias e conveniadas do município. Nesta segunda etapa, já participaram do curso, 286 profissionais da educação.
A chefe do núcleo de educação e urgência do Samu, a enfermeira Leda Sobral, disse ser extremamente útil ter um profissional habilitado nas unidades de ensino para prestar os primeiros socorros.
“É de extrema relevância esse público de professores ter acesso a essas informações, porque às vezes há algumas situações, como engasgo que podem ser simples, mas que se eles não tiverem o conhecimento de como proceder, de como socorrer a criança naquele momento, não será possível resolver. Então, essa formação de primeiros socorros é fundamental para esse atendimento imediato no ambiente escolar”, destacou Nádia.
Um dos educadores que participaram da capacitação foi a professora do Cmei Denival Leite de Oliveira Júnior, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte.
“É fundamental que eles saibam como proceder na ocorrência de uma urgência, de uma emergência, até que o Samu chegue para dar condição realmente de controlar o problema, evitando maior gravidade, até mesmo o óbito de alguma das crianças ou de qualquer servidor. Então é importante que isso seja realmente realizado, porque nós sabemos que é frequente a ocorrência de problemas principalmente envolvendo esse público infantil. Existe uma legislação que fala da necessidade de treinamento de professores e profissionais”, explicou a enfermeira.
O curso termina amanhã, 15/6, com profissionais da DDZ Oeste, mas o treinamento segue no mês de julho com a realização da terceira etapa.
“Essa capacitação abriu minha mente para várias coisas, e com certeza agora vou saber dar um atendimento inicial para algum aluno meu que precisar de primeiros socorros de imediato”, disse a educadora.
Texto – Emerson Santos / Semed
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAHPnk
Fotos – Matheus Perdiz / Semed
SEMED – Secretaria Municipal de Educação
— — —
E-mail: [email protected]
Assessor Responsável: Moara Cabral – (92) 99242-8724