Ao todo, 15 famílias foram convidadas a participar de um passeio pelo Bosque da Ciência, espaço de visitação pública do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e dedicado à divulgação científica, localizado no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus.Buscando promover atividades que garantam acesso ao lazer, à educação e à cultura à população carente do município, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quarta-feira, 24/5, uma manhã de convivência com famílias referenciadas nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) Sul e Centro-Sul, atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).
De acordo com a assistente social do Creas Centro-Sul, Irvana Góes, além de proporcionar o fortalecimento de vínculos dentro núcleo familiar, entre as famílias e o município em si, o outro grande objetivo em mente é elaborar ações como essa, mirando uma inclusão social gradativa e efetiva.
“Grande parte dessas famílias é venezuelana, então é um momento de conhecimento da flora de nosso Estado, da fauna e até da cultura ao redor dessa realidade em que elas agora estão inseridas. É um momento muito importante também para o processo de acolhimento, pois proporciona uma quebra na rotina dessas famílias e ajuda a fortalecer um sentimento comunitário de pertencimento e entendimento do ambiente ao seu redor, parte importante do nosso trabalho”, destacou a gerente do Paefi, Kátia Batista.
Acompanhada do filho durante o passeio, a dona de casa venezuelana A. B. elogiou a iniciativa. “Foi muito bom, é um lugar muito agradável e cheio de coisas que chamaram tanto a minha atenção quanto a do meu filho. Adoramos de verdade”, afirmou.
“É por isso que fazemos essa interação, para que essas famílias possam conhecer melhor espaços como este, para que possam ter acesso à educação, à cidadania e ao lazer também, algo muito importante para todos, mas principalmente para quem já se encontra em uma situação de vulnerabilidade”, explicou.
Manaus conta com cinco unidades de Creas, que ofertam atendimento especializado a famílias e indivíduos que vivenciam situações de vulnerabilidade, com direitos violados, mas cujo os vínculos familiar e comunitário não foram rompidos, visando a orientação e o convívio sociofamiliar.
Creas
— — —
O trabalho é realizado por meio do Paefi, que atende casos principalmente relacionados à violência física, psicológica e negligência; violência sexual; abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido a aplicação de medida de proteção; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia.
Fotos – Marcely Gomes / Semasc
Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAF9fL