O evento, que prossegue até esta terça-feira, 27/6, está sendo realizado no auditório do Centro Universitário Fametro, na avenida Constantino Nery, no bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.Com o objetivo de qualificar as equipes que atuam nas ações de saúde e promoção do bem-estar das unidades de saúde, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta segunda-feira, 26/6, o “Treinamento em Qualidade de Vida no Trabalho”, que contou com a participação de gestores, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e profissionais de educação física, totalizando 45 profissionais de saúde.
“Estamos descentralizando as ações para todos os Distritos de Saúde da Semsa. Hoje é um dia muito importante para nós. As equipes que estão participando podem perceber a amplitude desse processo. A Semsa é uma secretaria de grande porte, reunindo mais de 11 mil servidores. É importante sensibilizá-los sobre a importância da segurança no trabalho, a medicina no trabalho e a promoção à saúde que são nossos eixos norteadores”, acrescentou.
A diretora de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde da Semsa, Mircleide Santana, explicou que as ações de bem-estar e qualidade de vida já existem há pelo menos cinco anos na Semsa, mas a atual gestão está reforçando as ações promovendo iniciativas ligadas à atividades físicas e dinâmicas relacionadas à resolução de conflitos como forma de aprimorar essa iniciativa.
A psicóloga Juliana Prado, que atua no Samu, explicou que iniciativas de bem-estar no trabalho, com as equipes do Samu, tiveram início em outubro do ano passado, e os resultados vem sendo animadores. “A capacitação vem para fortalecer o trabalho já realizado, contribuindo na construção do conhecimento. Um dos temas está relacionado à gestão dos relacionamentos interpessoais que são fundamentais para o bem-estar”, acentuou.
O conteúdo programático da capacitação contempla temas que abrangem a análise do ambiente organizacional atual, o programa e a política de qualidade de vida no trabalho, satisfação com a rotina, análise do perfil dos trabalhadores e o diagnóstico situacional.
— — —
A chefe do setor de gestão do trabalho da Maternidade Dr. Moura Tapajóz, Natália Teixeira, reforçou que o evento foi um importante estímulo para a implantação do programa na sua unidade. “Estamos aplicando um questionário na maternidade para termos um diagnóstico situacional das demandas dos servidores. O evento de hoje foi uma base importante para desenvolvermos iniciativas que vão reforçar o vínculo do servidor com seu local de trabalho”, pontuou.
Fotos – Graziela Praia / Semsa
Texto – Tânia Brandão / Semsa
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAKdEC