Na avaliação, também foram beneficiados alunos da educação especial, de baixa visão com provas ampliadas, cegos com ledores (transcritores), cegos com provas em braile, surdos com intérpretes de libras e ainda estudantes com deficiência física, que tiveram apoio dos mediadores.Mais de 161 mil alunos, do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram nesta quinta-feira, 27/4, da 1ª Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A prova foi realizada em 366 escolas da rede de ensino.
O coordenador de matemática da ADE na Semed, Bruno Thayguara, afirmou que a prova ajuda na promoção de um trabalho pedagógico de excelência na rede municipal.
A ADE, que começou a ser implantada na rede em 2014, é feita nos moldes da Prova Brasil, do Ministério da Educação (MEC), e além de mostrar os conteúdos que precisam de uma intervenção maior em sala de aula, prepara os alunos para outros exames.
Expectativa
“A função da prova não é ranquear nem alunos e nem escolas, mas promover políticas públicas por meio de seus resultados. Além disso, a divisão também promove a questão da divulgação de materiais e oficinas formativas para os professores. Este ano, a ADE contou com aplicação dos testes para alunos da educação especial, trabalhando acessibilidade e inclusão social”, finalizou.
“Nós trabalhamos com bastante simulados, convidamos os pais dos alunos que têm dificuldade para conversar, motivar para eles não faltem e participem de todo processo. A gente coloca para os familiares que a ADE é o primeiro Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Os alunos vão ter várias avaliações, várias provas ao longo da vida escolar e o sucesso agora vai garantir o futuro. Temos como meta mínima, 70% de acertos das questões, e já conseguimos alcançar 100% da presença dos estudantes”, explicou.
A escola municipal José Carlos Mestrinho, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, foi uma das unidades de ensino que participaram da prova, com um total de 48 alunos do 5º ano. De acordo com o professor Reinaldo Ferreira, o local tem tido bons resultados com os alunos, sendo um reflexo do trabalho desenvolvido pela equipe escolar.
“Eu me preparei muito para a prova e todos esses dias, estudando alguns dias Português e outros dias Matemática. Em casa eu estudo sozinha, mas às vezes minha mãe está comigo, quando ela tem tempo. O Português eu tive que estudar mais, porque Matemática sou muito boa. A minha expectativa é que a ADE seja boa, além disso, desenvolve o conhecimento para cada um de nós”, contou.
Na escola desde pequena, a aluna do 5º ano matutino, Ana Beatriz Rodrigues dos Santos, 10, admitiu que tem dificuldades em uma disciplina, mas ela estudou e espera um resultado positivo.
O resultado da ADE deverá ser divulgado, daqui a um mês, no portal www.dadyilha.com.br/ADE. A segunda avaliação será no dia 5 de outubro.
As provas são coordenadas pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed.
Texto – Paulo Rogério/ Semed
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjABx87
Fotos – Cleomir Santos/ Semed