O evento teve como objetivo sensibilizar, mobilizar e fortalecer os diretores para o desenvolvimento e o acompanhamento de ações pedagógicas, voltadas para a gestão da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos.Com o tema “O esperançar em Paulo Freire: a EJA e a Educação” , a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na noite de quarta-feira, 12/4, o Encontro dos Diretores da EJA (Edeja), no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira da secretaria, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
A ação ocorre duas vezes ao ano, sendo a primeira em abril, e a segunda no mês de novembro. Nessa atividade, a ideia é trazer as contribuições “freireanas” à realidade escolar, por meio de um processo dialógico e dialético, no entendimento que a educação tem um papel primordial na transformação da sociedade.
“Vocês são muito corajosos, merecem todo nosso respeito, toda valorização, todos nossos aplausos por abrir a escola à noite, por oferecer uma oportunidade à comunidade estudar nesse turno, nessa modalidade de ensino; por fazer o resgate desse jovem e de adultos que, por algum motivo, pararam de estudar. Então, só tenho a dizer meu ‘muito obrigado’ como secretária, e dizer que podem contar com todo meu apoio para esse trabalho fluir cada vez melhor lá no chão da escola”, disse a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, na abertura do evento.
O encontro foi coordenado pela Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja), da Semed. Segundo a gerente da Geja, Alina Bindá, durante o encontro, os educadores têm a possibilidade de interagir, trocar experiências vivenciadas nas escolas e, ainda, debater estratégias para diminuir o índice de evasão escolar nessa modalidade de ensino.
Também foi feita uma discussão sobre a educação como um ato político, possibilitando a construção de conhecimento, a fim de sensibilizar o estudante sobre a condição sociopolítica, no sentido de “ler o mundo para poder transformá-lo”.
O público-alvo do evento foi formado por diretores escolares e pedagogos da EJA, bem como assessores, coordenadores, chefes e gerentes pedagógicos das divisões distritais da Semed.
“Nos dois encontros, a gente discute a Educação de Jovens e Adultos, a partir de situações que acontecem na escola, em que os educadores vivenciam e aqui nesse momento eles podem dialogar entre si para resolver problemas que possam causar, principalmente, a questão da evasão escolar. Então, o Edeja tem como foco principal promover a sensibilização, de promoção de ações dentro da escola, para que o estudante permaneça e conclua os estudos com sucesso”, explicou Alina.
“O Edeja, para mim, é de extrema importância, porque mostra que a secretaria considera a educação de jovens e adultos com enorme potencial para o município de Manaus. Vejo como uma forma de valorizar as escolas que têm o EJA e seus gestores. E é importante para aprendermos mais com os próprios colegas e também com os palestrantes que sempre trazem coisas novas para gente, que servem para incentivar o nosso trabalho e nos motivar ainda mais para diminuirmos um gargalo tão grande nessa modalidade de ensino que é a evasão escolar”, disse Francineide.
Uma das participantes do Edeja é a gestora da escola municipal Aristófanes Bezerra de Castro, Francineide Bento Lima. Para ela, o momento é importante também para motivar os colegas gestores para fazer um trabalho cada vez melhor nas suas escolas, que trabalham com a EJA, como também para aprender coisas novas.
Texto – Emerson Santos/ Semed
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAzwUY
Fotos – Mário Oliveira/ Semed