A iniciativa, que aconteceu na região que concentra o maior número de moradores de rua em Manaus, faz parte da programação da Semana de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011 e celebrado em 15 de junho.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta terça-feira, 13/6, uma abordagem social a idosos em situação de rua na área central da cidade. A ação aconteceu na praça dos Remédios, localizada na rua Miranda Leão, e na praça da Matriz, ambas situadas no Centro, zona Sul da capital amazonense.
Durante as abordagens, os idosos foram orientados sobre os tipos de violência cometidos contra pessoas da terceira idade, formas de prevenção e canais de denúncia. Além disso, também foram coletadas informações para a inserção dessas pessoas em programas socioassistenciais.
“A Semasc tem, na sua estrutura, a gerência de promoção dos direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência. Além da programação, do ato público e da vigilância em relação à questão da violência, nós estamos em uma atividade de vir até as ruas para localizar e mapear a presença de pessoas idosas na rua e claro, atender as demandas que elas apresentam. Esse é o nosso propósito nesta semana”, ressaltou a subsecretária municipal de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.
Para L.P, idosa de 63 anos que está em situação de rua nos arredores da praça dos Remédios, a abordagem promovida pela Semasc é necessária. “Gostei da iniciativa, foi uma boa orientação para mim e consegui explicar para elas o que eu estou passando. É assim que tem que ser, fazer tipo uma pesquisa com a gente”, afirmou. Segundo dados coletados pela secretaria municipal, em 2022 foram identificadas 466 pessoas em situação de rua na capital amazonense
De acordo com a Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPSR), essas pessoas devem ter acesso amplo, simplificado e seguro aos serviços e programas que integram as políticas públicas desenvolvidas pelos órgãos do governo federal, sendo responsabilidade do poder público a garantia desses direitos e o aprimoramento dos serviços destinados ao atendimento dessa população.
Junho Violeta
Além das ações e abordagens promovidas durante todo o ano, a Semasc conta com espaços para atendimento especializado à essa população, onde são ofertados abrigo, atendimento socioassistencial, psicossocial e encaminhamentos adequados a outros serviços das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.
Canais de denúncia
Neste mês está sendo realizada a campanha “Junho Violeta”, criada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que tem como objetivo alertar a população em geral sobre a existência de todos os tipos de violência, maus-tratos e violações dos direitos dos idosos e também para as formas de denunciá-las e combatê-las.
O Disque 100 (ou Disque Direitos Humanos), serviço nacional de disseminação de informações e denúncias de violações de direitos de populações vulneráveis, também é um dos canais disponíveis.
Os principais canais de denúncia disponíveis para a população no combate à violação de direitos de crianças, adolescentes e outros indivíduos em estado de vulnerabilidade social são os números do Disque Denúncia da Semasc: 0800 092 1407 e 0800 092 6644.
Texto – Jackeline Lima / Semasc
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAHH18
Fotos – Marcely Gomes / Semasc