A ação interinstitucional contou com a participação de agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc) e de agências internacionais que atuam no contexto de migração e refúgio.A Prefeitura de Manaus realizou um levantamento no terminal rodoviário, bairro Flores, zona Centro-Sul, na noite desta terça-feira, 23/5, com intuito de identificar o perfil e as condições de saúde da população em situação de rua, que vive na região. A atividade, que busca fortalecer a atenção integral a esse público, também levantou dados sobre a situação sociofamiliar das pessoas que se concentram no local.
De acordo com Ana Mádria, a identificação do perfil do público em situação de rua (crianças, jovens, mulheres, idosos e outros) possibilitará a definição de um novo plano de cuidado e atenção integral. “Esse trabalho já é desenvolvido na rotina da Semsa, por meio das equipes do programa Consultório da Rua, que estão aqui hoje para intensificar essas ações”, acrescentou.
“Estamos referenciando esses usuários às unidades básicas mais próximas, para que eles tenham acesso a outros serviços de saúde, e deem continuidade no cuidado à saúde”, informou a chefe da Divisão de Promoção à Equidade às Populações Vulneráveis da Semsa, Ana Mádria Fonseca.
“Dentro da política de assistência, estamos ofertando serviços sociais, como albergue e abrigo, emissão de documentação e atendimentos do CadÚnico para inserção nos programas sociais”, disse Graça Prola.
A subsecretária de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola, explicou que o fluxo migratório para Manaus tem contribuído com o aumento no número de pessoas vivendo na área. Durante a ação, foram identificados venezuelanos, um colombiano, um ucraniano, além de pessoas idosas com sequela de Acidente Vascular Cerebral (AVC), com o problema do “pé diabético”, e outros agravos de saúde.
— — —
Para a população que vive em situação de rua no entorno da rodoviária de Manaus, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência são UBS Mansour Bulbol, no bairro Alvorada, a UBS José Rayol dos Santos, bairro Flores, e a UBS Theomário Pinto, no bairro da União, todas na zona Centro-Sul.
Fotos – Graziela Praia / Semsa
Texto – Divulgação / Semsa
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAF2Bi