O primeiro módulo começou, nesta quarta-feira, 8/3, com cerca de 200 educadores da Rede Municipal de Ensino. Deste total, 90 foram professores do 5° ano do Ensino Fundamental, de unidades da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul. A formação foi na Escola Municipal José Carlos Martins Mestrinho e trabalhou o tema voltado à disciplina de língua portuguesa e as matrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023.Ao longo deste ano, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai realizar uma série de formações integradas como parte das ações do Pró-Saeb para potencializar as estratégias do Programa Educa+Manaus, que começou no início do ano letivo. Esse processo será coordenado pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e organizado pela Gerência de Formação Continuada (GFC).
Também nesta quarta, foi trabalhado o módulo “Tecnologia como estratégias de desenvolvimento e habilidades” com professores do 6° ao 9° ano, que lecionam as disciplinas de artes, língua inglesa e ensino religioso. No total, participaram 50 educadores das DDZs Leste 2 e Sul.
“Como é formação continuada, vamos trabalhar por módulos, no caso, oito na zona urbana e as formações são voltadas para o público do 5º ano de português e matemática e para o público do 6º ao 9º no ano, também de português e matemática. Sempre visando o processo de ensino e aprendizagem pró-Saeb. E as formações começaram no dia 06/03, na zona urbana, e segue até outubro”, explicou a chefe da DDPM, Inês Alcântara.
“Primeiro pelo conteúdo que estava sendo abordado, sobre as questões primárias do Saeb, do que consiste a avaliação. E essa formação é importante até para gente se apropriar dessas informações e ter subsídios quando a gente estiver trabalhando uma habilidade relacionada ao Saeb”, disse Jeferson.
O professor Jeferson Ayres, da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, da turma do 5º ano, turno vespertino, participou de uma dessas atividades. Segundo o docente, a formação de hoje foi diferenciada.
“Olha, eu gostei bastante da formação, porque me abriu um novo olhar e aprendi muito assunto novo como a introdução da língua inglesa no Saeb, a questão da porcentagem, o peso da língua inglesa na avaliação, como que vai ser no Saeb. Então foi muito importante para meu crescimento, para eu ter um olhar melhor e para eu saber o que vai ser preciso eu focar mais com meus alunos até essa avaliação”, disse a docente.
Outra professora que participou da instrução foi Rosana Melo, docente de língua inglesa, do Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Senador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho.
Texto – Emerson Santos / Semed
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAuWmt
Fotos – Eliton Santos / Semed