O documento, que pode ser acessado no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do link (https://semsa.manaus.am.gov.br/servico_acoes_saude/?t=saude-do-idoso ), ficará disponível até o dia 21/6, para as devidas contribuições da sociedade acadêmica, profissionais da área de saúde, órgãos e instituições da área do envelhecimento.Com o objetivo fortalecer as ações de saúde para a pessoa idosa, a Prefeitura de Manaus abre nesta segunda-feira, 22/5, a consulta pública para o Protocolo de Diretrizes Clínicas na Atenção à Saúde da Pessoa Idosa a ser utilizado na rede de Atenção Primária de Manaus.
“O documento ficará durante 30 dias no site da Semsa para receber as contribuições da sociedade. É importante a ampla participação para o fortalecimento deste instrumento”, frisa.
A chefe do Núcleo de Saúde do Idoso, Eleny Rocha, explica que a participação dos envolvidos com o segmento da pessoa idosa é importante para atualizar um instrumento que vai balizar as ações de saúde na rede de atenção básica.
Após o encerramento do prazo para recebimento das propostas, no dia 21/6, todas as sugestões serão avaliadas para verificar sua viabilidade e, uma vez aprovadas, serão consolidadas no documento final.
A primeira edição do protocolo foi lançada em 2018. Em 2022, o Núcleo de Saúde do Idoso iniciou o processo de revisão juntamente com os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) da Secretaria Municipal Saúde (Semsa) e representante da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas. Agora o protocolo está aberto à consulta pública com a participação dos segmentos ligados à área do envelhecimento.
Texto – Divulgação / Semsa
— — —
Foto – Divulgação / Semsa