Conforme corpo técnico da Secretaria de Obras, o serviço é complexo, uma vez que a galeria subterrânea possui ramificações com três linhas de tubulação que foram implantadas há 30 anos.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza manutenção, desobstrução, limpeza e recuperação da rede de drenagem de quase 200 metros de extensão na avenida dos Oitis, bairro Armando Mendes, zona Leste, nesta quinta-feira, 13/4. A ação planejada é para garantir o escoamento correto das águas pluviais.
Conforme o chefe do distrito de obras da área, Pio Silva, a rede de drenagem não supria a vazão das águas da chuva. “É um trabalho preventivo para melhorar a capacidade de drenagem e o escoamento das águas pluviais. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, é de fazermos um trabalho minucioso, para que o equipamento volte a funcionar na sua totalidade, com um serviço de qualidade que possa durar muitos anos”, explicou.
As equipes executam ações de substituição dos tubos danificados e a limpeza do canal. Inicialmente, é realizada a escavação para eliminar os resíduos existentes na rede, em seguida, as peças identificadas com fissuras na estrutura são substituídas por manilha em concreto.
Essas ações programadas de manutenção em redes de drenagem profunda têm por finalidade evitar que a obstrução de rede provoque alagamentos na área. “Com uma rede de galeria desobstruída e limpa, todo o volume de água das chuvas captado é escoado livremente, evitando alagamento de ruas e residências. A população pode colaborar muito com o trabalho da prefeitura não jogando lixo nas ruas, pois esse material descartado de forma irregular provoca a obstrução dos tubos e consequentemente o rompimento da rede de drenagem”, complementou Pio Silva.
Além dos serviços de desobstrução, limpeza, e recuperação de trechos da rede de drenagem, as equipes trabalham na construção de uma nova caixa coletora de 6 metros de altura.
— — —
Os 17 distritos de obras executam a manutenção, recuperação e desobstrução de drenagens o ano inteiro e intensificam as ações neste período chuvoso.
Fotos – Márcio Melo/Seminf
Texto – Valesca Martins/Seminf