No local, há uma linha tripla de tubulação, responsável por canalizar as águas do igarapé, que passa sob a avenida Governador José Lindoso. A poluição no leito obstruiu as tubulações e corroborou para as inundações. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza, nesta sexta-feira, 3/3, a limpeza e desobstrução da tubulação da rede de drenagem profunda da avenida Timbiras, bairro Cidade Nova, zona Norte.
O descarte irregular de lixo é responsável por 40% das obstruções e rompimento das redes de drenagem na cidade, fator preponderante para os alagamentos nos bairros, é o que aponta o relatório mensal, divulgado, em janeiro, pelo departamento de Manutenção e Infraestrutura Urbana da Seminf.
A equipe trabalha, de forma preventiva, para garantir a vazão correta das águas do igarapé, sendo fundamental manter as redes de drenagem profunda sem obstruções e sem acúmulo de lixo.
A prefeitura, por meio dos Distritos de Obras da Seminf, mantém equipes de limpeza e desobstrução em todas as zonas da cidade.
Conforme Érico Braga, engenheiro responsável pelo serviço, o lixo descartado irregularmente causa estragos sem precedentes. “Iniciamos o trabalho e já encontramos de tudo aqui, até um sofá foi retirado da tubulação. Uma rede de drenagem como essa, obstruída, poderia gerar muitos transtornos à população e até comprometer a via, pois o lixo se amontoa e acaba fechando as entradas das galerias, provocando o rompimento e o desanelamento dos tubos. A consequência é um processo erosivo e, posteriormente, o afundamento da via”, explicou o engenheiro.
Texto – Valesca Martins/Seminf
— — —
Fotos – Divulgação/Seminf