A secretaria de Obras constatou que a drenagem se rompeu devido à passagem brusca de água, decorrente das fortes chuvas. O problema se agravou causando erosão em três diferentes trechos da tubulação, que tem mais de 100 metros de extensão. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), inicia, nesta segunda-feira, 24/4, os trabalhos de recuperação da rede drenagem que se rompeu em três trechos da rua Sargento Paulo Flores, bairro Flores, zona Centro-Sul.
De acordo com o chefe da divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf, Norman Mendonça, a intervenção emergencial é para evitar o afundamento da via. “Identificamos as crateras que se formaram ao longo da via e já realizamos de emergência um estudo técnico, logo identificamos os pontos de rompimento da tubulação. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, foi iniciar o serviço imediatamente e deixar a rede de drenagem em pleno funcionamento”, explicou Norman.
A Seminf iniciou as escavações e realizou a substituição dos tubos danificados por manilhas em concreto. O serviço contempla, ainda, a manutenção, desobstrução e limpeza de todo o equipamento, resolvendo, em definitivo, os problemas na galeria subterrânea.
— — —
Os 17 distritos de obras realizam serviços, como recuperação de vias, asfaltamento de ruas e avenidas, ações em sistema de drenagem profunda e superficial. Em paralelo, o programa “Asfalta Manaus” segue recapeando as ruas da cidade, chegando à marca de 1.961 vias recuperadas na capital. A meta é chegar a 10 mil ruas recapeadas.
Fotos – Márcio Melo/Seminf
Texto – Valesca Martins/Seminf