Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus realiza oficina sobre políticas públicas para refugiados
ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza oficina sobre políticas públicas para refugiados

7 de fevereiro de 2023
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

“O evento de hoje tem uma enorme importância uma vez que o município de Manaus tinha um vazio, não apenas na questão da assistência social, mas na garantia de direitos da população migrante e refugiada. É na gestão David Almeida que nós, da Prefeitura de Manaus, estamos inaugurando essa política que garantirá ações concretas de Cidadania e acesso aos serviços públicos na política de assistência social que já executamos, como os abrigos para indígenas venezuelanos Warao, além de auxiliar as agências internacionais no direcionamento desses serviços ofertados”, explicou a titular da Subsecretaria de Políticas Afirmativas para Mulheres e direitos humanos, parte da estrutura da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), Graça Prola.A Prefeitura de Manaus, por meio do Comitê Municipal de Políticas Públicas para Pessoas Refugiadas, Migrantes e Apátridas (Comppremi), em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), deu início, nesta terça-feira, 7/2, à oficina “construção de Políticas Públicas para Pessoas Refugiadas, Migrantes e Apátridas na Cidade de Manaus”, realizada no auditório Sônia Barreto, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), no bairro Flores, zona Centro-Sul.

Mirella Lauschner, presidente do Comppremi, comitê instituído oficialmente pela gestão municipal no fim do ano passado, destacou a ocasião como um momento de pioneirismo na história das políticas públicas de assistência social na região Norte, fruto de anos de trabalho e debates na elaboração de políticas adequadas a realidade da cidade de Manaus, que recebe um fluxo intenso de migrantes e refugiados há, pelo menos, uma década.

Com o objetivo de propor estratégias para a construção da Política e Plano Municipal de Manaus para a população refugiada, migrante e apátrida – fortalecendo a execução de serviços voltados para esse público -, o primeiro dia de oficina abordou temas como os conceitos iniciais de migração e refúgio, estrutura das políticas públicas no Brasil e metodologias para a construção e operacionalização de políticas e planos municipais.

O evento contou ainda com a participação de outras agências internacionais, como o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (Fupad), além de representantes de Organizações da Sociedade Civil.

“Desde 2016, de maneira mais intensa com a população migrante e refugiada venezuelana, a gente vem discutindo, mas agora finalmente entramos em um momento pioneiro. Com a efetivação do Comppremi, damos o pontapé inicial de sermos pioneiros, na região Norte, nessa construção”, finalizou a presidente.

As atividades da oficina, que tem duração programada de dois dias, continuarão no dia 8/2, também no auditório Sônia Barreto. No segundo dia de discussões, os participantes construirão uma “árvore de desafios” e participarão de um exercício em grupo para construção participativa de subsídios ao Plano Municipal para Pessoas Refugiadas, Migrantes e Apátridas de Manaus.

“Esse processo de construção que a Prefeitura de Manaus, por meio da liderança da Semasc, tem desenvolvido com o apoio da Acnur e das demais agências da ONU é um marco muito importante quando a gente fala do acesso a direitos da população refugiada e migrante e a construção de respostas e políticas públicas locais. Desde junho do ano passado, temos feito uma série de encontros, de discussões e seminários que vêm caminhando para o desenvolvimento de um plano municipal que tenha em consideração as necessidades específicas dessa população”, enfatizou a oficial assistente de campo da Acnur, Juliana Serra.

— — —

“É um momento simbólico na construção de políticas públicas para refugiados migrantes e apátridas. Nós da OIM, da Acnur, as demais agências da ONU e os municípios, fornecemos uma resposta de emergência. Tivemos uma emergência humanitária a partir de 2018 e partir de agora precisamos, sobretudo em uma cidade como Manaus, estabelecer políticas que entendam essa população como uma população que está integrada à cidade e que também precisa ter acesso à saúde, educação, transporte e moradia de maneira integral e eficiente”, completou Jaqueline Almeida, coordenadora do Escritório da OIM em Manaus.

Fotos – Marcely Gomes / Semasc

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Disponíveis em –https://flic.kr/s/aHBqjArk9d

Tags:David AlmeidaEstado do AmazonasManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

ManausPrefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida entrega Cras Mutirão revitalizado e consolida a assistência social como eixo estratégico da gestão na zona Norte

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 375 vagas de emprego nesta quarta–feira, 11/2

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus participa da 318ª Reunião Ordinária do Codam e reforça compromisso com geração de empregos

Por administrador
ManausPrefeitura de Manaus

Pagamento antecipado do IPTU 2026 pelo carnê digital garante até 11% de desconto

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura mantém aberta a consulta pública para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus até dia 16

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus mobiliza equipes da Semsa para atuar no sambódromo

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Sede da prefeitura tem registro imobiliário regularizado após demanda histórica de 30 anos

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus inicia reconstrução da passarela Santos Dumont na avenida Torquato Tapajós nesta segunda

Por Redação Amazonas Virtual

Prefeitura de Manaus avança nas obras de reconstrução da passarela Santos Dumont

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Implurb reforça planejamento urbano de Manaus com licenciamento, obras e inovação institucional

Por Redação Amazonas Virtual

Mensagem do prefeito David Almeida na CMM destaca papel estratégico do planejamento urbano para Manaus

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Manaus realiza audiência pública para elaborar Plano Municipal de Saneamento Básico integrando água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos

Por Redação Amazonas Virtual
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?