No local, que é a principal via de acesso do conjunto até a alameda Cosme Ferreira, uma erosão se formou e danificou a calçada, dificultando a passagem de pedestres. A engenheira Márcia Pantoja, fiscal da obra, afirma que os trabalhos são feitos de forma emergencial.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atua, nesta quinta-feira, 30/3, na recuperação de uma rede de drenagem profunda na avenida das Flores, localizada no conjunto Tiradentes, no bairro Aleixo, zona Leste da capital.
Com o uso de retroescavadeiras e caçambas, as equipes de obras implantam 40 metros de novas manilhas em concreto armado, bem mais largas, para facilitar o escoamento da água e evitar novas erosões. Após o término da implantação da nova rede de drenagem, serão realizados serviços de recuperação de três caixas coletoras de águas pluviais e uma nova calçada será construída, garantindo a travessia de pedestres com total segurança.
“O rompimento da tubulação da rede de drenagem foi causado por falta de manutenção na tubulação, implantada no local há mais de 30 anos. Com o desanelamento das manilhas, houve erosão, que atingiu a calçada. Logo que fomos acionados, iniciamos os trabalhos no local para que a erosão fosse contida o mais rápido possível. Atuamos de forma emergencial em diversas zonas, especialmente nesse período chuvoso, como determinam o prefeito David Almeida e o secretário de Obras Renato Junior”, ressaltou Pantoja.
“Foi um susto quando a gente viu esse buraco aqui na rua e a calçada toda destruída, o medo maior era das crianças quando iam para a creche. Nós estamos aliviados porque a prefeitura veio aqui, a engenheira conversou com a gente e a obra começou logo no dia seguinte. Eu estou muito agradecida”, afirmou a moradora.
Moradores como a autônoma Raimunda Rocha, 52, dizem que sofriam com a erosão, já que a via, além de dar acesso à alameda Cosme Ferreira, também possui uma igreja e diversos estabelecimentos comerciais como restaurante, banca de café da manhã, academia e uma creche, onde várias crianças têm acesso.
— — —
A previsão é de que a obra seja entregue aos moradores nesta sexta-feira, 31/3, e as equipes seguem para outros trabalhos emergenciais na cidade.
Foto – Divulgação / Seminf
Texto – Mariana Rocha / Seminf