A obra iniciou após as equipes de monitoramento da Seminf detectarem o rompimento de uma tubulação da rede de drenagem, que ocasionou alagamento em um estabelecimento comercial da região e, de imediato, as obras foram iniciadas.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza a manutenção do sistema de drenagem implantado na avenida Castelo Branco, bairro Cachoeirinha, zona Sul. As equipes dão celeridade aos trabalhos nesta terça-feira, 11/4.
Os serviços contemplam a recuperação da atual tubulação de drenagem profunda. As equipes atuam na obra com retroescavadeira, por conta da profundidade da galeria subterrânea que está 7 metros abaixo do nível da rua. Quase 15 metros da tubulação foram comprometidas e estão tendo os tubos danificados, substituídos por manilhas em concreto, que darão a vazão necessária para captação de maior volume da água, sobretudo, neste período chuvoso.
O chefe da divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf, Edinaldo Ramos, explica que a rede de drenagem é muito antiga e as últimas chuvas contribuíram para o rompimento da tubulação. “Identificamos o alagamento e iniciamos, emergencialmente, o serviço, como determina o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior. A galeria subterrânea sofreu desgaste por conta do tempo e pressão do grande volume de água das chuvas. Assim que soubemos, tomamos as providências e iniciamos a imediata recuperação da galeria”, explicou Edinaldo.
Os serviços contemplam ainda a construção de uma caixa coletora que será interligada à rede de drenagem profunda da avenida Castelo Branco.
Conforme Edinaldo Ramos, a recuperação do sistema de drenagem vai proporcionar o pleno escoamento da água. “Com esse serviço, vamos solucionar em definitivo o problema, aumentando a vazão da água e proporcionando melhorias significativas à drenagem das águas pluviais na região”, complementou Edinaldo.
Os 17 distritos de obras executam, diariamente, serviços como asfaltamento de ruas e avenidas e manutenções no sistema de drenagem profunda e superficial. Em paralelo, o programa “Asfalta Manaus” segue recapeando as ruas da cidade, chegando à marca de 1.961 vias recuperadas na capital. A meta é chegar a 10 mil ruas da cidade.
Além do trabalho de recuperação da tubulação no local, também estão sendo realizados serviços de limpeza e desobstrução do sistema, para melhorar o escoamento da água em toda área.