Os serviços de limpeza estão ocorrendo em todas as zonas da cidade, e hoje estão concentrados na rua Cremosa, no bairro Alvorada 2. Foram retirados lixos domésticos, como garrafas PET, embalagens e sacos plásticos.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, nesta terça-feira, 31/1, a realização de mais uma fase do serviço de desobstrução de caixas coletoras no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. O trabalho tem como meta minimizar os impactos de alagamentos nas vias públicas, principalmente no período chuvoso.
A engenheira responsável pelo distrito de obras da área, Socorro Diniz, ressalta a importância da colaboração da população em relação ao descarte de lixo.
As equipes atuam na reconstrução da caixa coletora que estava danificada. O serviço segue com a implantação de meio-fio e sarjetas que irão viabilizar o escoamento das águas das chuvas até as caixas coletoras.
“A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de obras, Renato Junior, é intensificarmos os serviços de limpeza e desobstrução das caixas coletoras da cidade e, assim, deixar o fluxo livre para receber as águas das chuvas, evitando alagamentos”, complementa.
“O trabalho é de todos e envolve a participação da população, com descarte correto do lixo doméstico ensacado e encaixotado, mantendo as vias públicas sempre limpas”, explica Socorro.
Os serviços de limpeza seguem durante toda a semana em vários pontos da cidade, por meio de ações programadas pelos 17 distritos de obras da Seminf.
A conservação permanente dos bueiros representa uma medida preventiva para reduzir as possibilidades de transtornos nesta época de chuvas intensas. Se a caixa coletora estiver cheia de lixo, a água não escoa e pode voltar ao nível das ruas, causando alagamentos e muitos transtornos.
Texto – Valesca Martins / Seminf
— — —
Foto – Divulgação / Seminf