“A operação Calçada Livre é um compromisso da Prefeitura de Manaus com a qualidade de vida dos moradores, como também manter a circulação dos pedestres livre de obstáculos, sem correrem o risco de sofrerem acidentes”, afirmou Stanley Ventilari, diretor de Operações de Trânsito do IMMU.Trabalhar a prevenção de acidentes e preservar a calçada para a circulação do pedestre foi a finalidade da Prefeitura de Manaus ao realizar, nesta sexta-feira, 14/4, uma ação para desobstruir o passeio público na avenida Tefé, zona Sul da cidade. A operação, intitulada “Calçada Livre” foi coordenada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e removeu placas de publicidade, pneus velhos e outros objetos que estavam prejudicando a passagem dos cidadãos.
O material removido durante a operação, foi levado para a base operacional do IMMU e ficará disponível para que os proprietários possam realizar a retirada.
As equipes da prefeitura realizaram a fiscalização das calçadas e orientaram os proprietários de imóveis sobre a necessidade de manter as vias desobstruídas para garantir a circulação segura de pedestres, principalmente de pessoas com mobilidade reduzida.
A fiscalização também conta com a participação da população, que pode contribuir denunciando irregularidades nas calçadas por meio do telefone 188.
A operação “Calçada Livre” é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus para garantir a acessibilidade e a segurança nas calçadas da cidade, além de conscientizar a população sobre a importância de respeitar as normas de ocupação dessas vias públicas. A medida preventiva visa garantir a circulação segura de pedestres e o cumprimento das leis.
— — —
“A colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação, pois juntos podemos garantir que as calçadas sejam espaços acessíveis e seguros para todos”, destacou o diretor de Operações.
Fotos – Divulgação / IMMU
Texto – Marcelo Lima / IMMU