“Temos a orientação da prefeitura para que esses carros sejam retirados. A cidade ganha em segurança e organização. Os pedestres terão mais espaço para se locomover, sem precisar desviar dos veículos abandonados que ocupavam as calçadas e passeios públicos. Além disso, a ação também tem um impacto positivo no trânsito, melhorando a fluidez e evitando congestionamentos”, falou Stanley Ventilari, diretor de Operações de Trânsito do IMMU.A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou uma fiscalização para retirar das ruas veículos abandonados, que estavam obstruindo a circulação dos pedestres no bairro São Jorge, zona Oeste, nesta quinta-feira, 27/4. A ação, que removeu oito carros e os encaminhou ao parqueamento, foi necessária para dar mais fluidez nas vias e combater o uso irregular desses veículos.
As equipes de agentes de trânsito fazem a identificação dos carros abandonados, via denúncias realizadas pela população ou por meio de vistorias regulares nas vias públicas.
A retirada de veículos abandonados das ruas é uma ação que visa a melhoria da mobilidade urbana e da segurança pública. Além de obstruir a circulação dos pedestres, esses veículos podem se tornar criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue, e poluir o meio ambiente.
Com essa ação, a Prefeitura de Manaus reforça seu compromisso em garantir um trânsito seguro e eficiente para todos os cidadãos. A população pode contribuir com esse esforço, denunciando a presença de veículos abandonados nas ruas por meio do Disque Trânsito do IMMU, pelo número 0800 092 1188.
Uma vez identificados, os veículos são notificados e têm um prazo de 48 horas para serem resgatados pelos seus proprietários. Caso não haja essa retirada, os veículos são removidos pela prefeitura e levados ao parqueamento. Os veículos após removidos só serão liberados após pagamento das taxas.
Texto – Marcelo Lima / IMMU
— — —
Foto – Divulgação / IMMU