A antiga ponte era utilizada por 100 famílias, que necessitam dessa acessibilidade para realizar a travessia até às vias do bairro. A estrutura, no entanto, carregava as marcas do tempo, com muitas madeiras em falta, outras apodrecidas, além de ter a estrutura comprometida, possibilitando sérios riscos aos moradores.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha, nesta terça-feira, 31/1, na construção de uma ponte em madeira, com 70 metros de extensão, na rua Samambaia, bairro da Paz, zona Centro-Oeste. Um efetivo de 20 servidores está atuando na obra, que irá possibilitar maior segurança e garantir trafegabilidade aos moradores.
“Nós identificamos o risco na travessia das pessoas, principalmente ao que se refere ao acesso de pessoas idosas e com deficiência, que não conseguiam mais sair de casa pelas péssimas condições da estrutura da ponte”, salienta Rômulo.
De acordo com o engenheiro da Seminf, Rômulo Guedes, fiscal da obra, a segurança, o cuidado com as pessoas e o trabalho em prol de melhores condições de vida para a população estão entre as principais missões da gestão do prefeito David Almeida.
O engenheiro ressalta ainda que o material utilizado atende a todas as normas ambientais, respeitando as características naturais das edificações e garantindo maior durabilidade à obra.
“A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de obras Renato Junior, foi que uma nova ponte fosse construída para os moradores. Os trabalhos estão sendo realizados em ritmo acelerado para devolver a segurança na travessia”, complementa.
Semanalmente, os distritos de obras fazem levantamentos das áreas que necessitam do equipamento urbano e, gradativamente, estão sendo atendidas.
As equipes da Seminf atuarão nos próximos dias na revitalização de outra ponte. Dessa vez, será na rua José Pinto Correia, conjunto Shangrilá, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul.
Texto – Valesca Martins / Seminf
— — —
Fotos – Divulgação / Seminf