“É uma sensação muito boa, ver esses trabalhadores todos os dias transformando a nossa praça, que estava abandonada. Alguns aparelhos da academia foram quebrados, estavam enferrujados, a praça estava cheia de lixo, abandonada mesmo e, agora, a gente ganha esse presente e eu não tenho nem palavras para agradecer”, afirmou a dona de casa Ester dos Santos, 35 anos.Antes, era uma praça simples e compacta. Aos poucos, o espaço se transforma em um complexo de esporte, lazer e cultura. A praça das Flores, no conjunto Flamanal, bairro Planalto, zona Centro-Oeste, ganha nova infraestrutura com os trabalhos de revitalização realizados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
“A gente jogava bola aqui mesmo na rua, mas eu e os meus amigos já estamos de olho nessas quadras aí, para fazer um futebol de salão e até jogar vôlei, vai ser muito bom”, disse o estudante Carlos Júnior.
No local, a antiga academia ao ar livre será totalmente reestruturada. As equipes da prefeitura realizaram a montagem de toda a estrutura metálica das quadras esportivas e, em seguida, irão iniciar a cobertura, para que os moradores possam usufruir das atividades esportivas em dias de sol ou chuva.
A praça será totalmente iluminada e receberá ainda os serviços de paisagismo. Uma extensa rede de drenagem foi implantada no local, para evitar alagamentos e erosões.
Assim que finalizados os serviços de cobertura da quadra esportiva para vôlei, com 16 metros de extensão, e outra para a prática de basquete, além dos serviços de implantação dos pisos e a construção das arquibancadas, as equipes seguem para a obra nos dois quiosques e também vão atuar na parte estrutural dos três banheiros, um deles para Pessoas com Deficiência (PcDs).
“Os moradores terão nessa praça um espaço de lazer, uma opção de passeio com a família e ainda vão poder praticar atividades físicas. A maior inovação aqui será a construção da biblioteca comunitária, feita para incentivar a leitura, em um espaço moderno e confortável. Vamos implantar também uma sala para a realização de cursos e oficinas. A praça das Flores será diferenciada, como determina o prefeito David Almeida”, afirmou o secretário.
Um dos projetos mais esperados pelos moradores do Flamanal é a reforma da biblioteca comunitária, que fica bem em meio a uma área de floresta, na praça. No espaço, os próprios moradores fazem a doação de livros e a meta da Prefeitura de Manaus é incentivar ainda mais o acesso à leitura de toda a comunidade, como explica o secretário de Obras, Renato Junior.
“A minha filha tem 5 anos de idade e eu tenho medo de deixá-la brincar na rua, por causa dos carros que passam aqui. As crianças precisavam mesmo de um local seguro para brincar. Essa praça é um presente para nós que moramos no Flamanal”, afirmou Meyre Oliveira, moradora há 12 anos.
Além do acesso à leitura, as crianças também terão um espaço exclusivo para que possam se divertir, com um playground, que será construído na praça. Os pais e as crianças esperam ansiosos pela obra.
“A gestão do prefeito David Almeida chegou para cuidar da cidade e, principalmente, cuidar das pessoas. Todas as equipes da Prefeitura de Manaus estão integradas, para levar qualidade de vida nos quatro cantos da capital, e esse é o nosso compromisso”, concluiu Renato Junior.
A Prefeitura de Manaus trabalha para levar infraestrutura, acessibilidade e qualidade de vida a todas as zonas da capital. A praça das Flores, no bairro Planalto, será um marco para quem mora no local, proporcionando acesso à cultura, esporte e lazer.
Texto – Mariana Rocha/Seminf
— — —
Fotos – Márcio Melo/ Seminf