Logo após o incidente, a equipe da Semasc esteve presente no local para avaliar a situação das famílias e prestar o primeiro atendimento necessário. Devido aos riscos de novos deslizamentos, pelo menos 100 famílias deverão sair de suas casas. As famílias desabrigadas foram levadas para a Escola Municipal Helena Augusta Walcott, onde receberam colchões, alimentos e kits de higiene.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), continua atendendo as famílias vítimas do deslizamento que atingiu 11 casas na noite do último domingo, 12/3, no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste. Após o forte temporal que resultou em diversos deslizamentos de terra, várias famílias ficaram desabrigadas.
“A determinação do prefeito David Almeida é que possamos garantir a segurança e o bem-estar das famílias afetadas pelo deslizamento. Estamos mobilizando as nossas equipes para atender as vítimas e garantir que elas tenham acesso a toda a assistência necessária neste momento difícil”, afirmou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.
Além disso, a Semasc também ofereceu assistência psicológica às famílias, com o objetivo de ajudá-las a lidar com o trauma e a perda causada pelo deslizamento. A secretaria continuará acompanhando as famílias afetadas e prestando todo o suporte necessário. O trabalho continuará sendo realizado também na noite desta segunda-feira.
“Estamos fazendo o cadastro social dessas famílias e realizando os atendimentos iniciais de forma a atender as necessidades mais urgentes. Continuaremos acompanhando essas famílias até que elas recebam o Auxílio Aluguel e possam sair da escola e ir para a casa que eles alugarem”, finalizou a diretora de Proteção Social Especial, Neila Sardinha.
Todas as famílias serão inseridas no programa Auxílio Aluguel, da Semasc.
Texto – Leonardo Fierro / Semasc
— — —
Foto – Marcely Gomes / Semasc