Prefeitura de Manaus totaliza 51 mil atendimentos urbanos em 2022
A Prefeitura de Manaus fechou o ano de 2022 com 51.018 atendimentos realizados pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), uma média de 4.251,5 por mês, de janeiro a dezembro. O número de 51 mil representa uma alta de 14,07% em relação ao mesmo período de 2021, quando a autarquia fez 44.723 atendimentos.
Dezembro contou com mais 406 processos formalizados, 1.060 ligações e 2.250 e-mails recebidos/respondidos. O diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, lembra que os números e indicadores representam a evolução de melhorias adotadas na gestão David Almeida e sua equipe.
No mês de dezembro, foram mais 4.038 formalizações, 12,92% a mais do que os 3.576 do ano anterior. Em toda a gestão do prefeito David Almeida, de janeiro de 2021 a dezembro de 2022, o instituto soma 95.741 serviços prestados por e-mail, ligações, emissões e outros atendimentos.
Todos os processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão são atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail. As demandas devem ser enviadas para o [email protected].
“Atuamos de forma organizada e responsável para otimizar a prestação de serviços junto ao público externo, dando maior celeridade e melhor fluxo aos processos. Nossa missão é transformar Manaus em uma cidade global e, entre as capitais brasileiras, uma das melhores para se fazer negócios”, afirmou.
Nesse atendimento, estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia.
Requerente
A Gerência de Atendimento (Geat) tem dois números para os cidadãos, das 8h às 14h, para agendamento prévio: (92) 3625-4789 e o 3625-2947, exceto feriados e pontos facultativos.
O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, encontrado no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF. No ambiente virtual existe um tutorial de como enviar a documentação. Pode-se, também, acessar a aba “Fale Conosco”, onde há os números atualizados e em operação no horário comercial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.
Em caso de pagamentos de taxas, elas são emitidas pela Gerência de Cálculo (GCA) e enviadas para o interessado. Após o comprovante ser recebido e o pagamento processado, o processo segue a tramitação e liberações necessárias. Lembrando que o requerente pode fazer o pagamento usando PIX.
Formalização de processos, orientações, anexos de documentos, entregas de pareceres e certidões estão entre os serviços prestados pelo Implurb. A Diretoria de Operações (Diop) dá suporte aos setores técnicos e contatos com o setor podem ser feitos pelo (92) 3625-2847 e pelo e-mail [email protected].
Texto – Claudia do Valle / Implurb
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