A Secretaria de Obras iniciou a recuperação da drenagem na terça-feira, 18, e finaliza o serviço nesta quarta-feira, 19/4, com o reaterro. Conforme o corpo técnico, os tubos foram instalados há pelo menos 30 anos.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), identificou que uma tubulação, parte de um sistema de drenagem, rompeu sob a rua Rio Negro, no conjunto Vieiralves, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Parte da pista afundou e uma cratera de 5 metros de profundidade se abriu.
“Se tem sol, ou estamos no asfalto ou realizando trabalhos preventivos nas drenagens. As equipes estão distribuídas e concentradas em cada canto da cidade, com a realização dos serviços de drenagem profunda, com implantação e recuperação. A determinação do prefeito David Almeida é clara, atuar em áreas que necessitem e realizar manutenção constantemente”, assegura o secretário de Obras, Renato Junior.
Foram 15 trabalhadores envolvidos na operação. Os antigos tubos foram substituídos por novas peças de 40 milímetros, que irão proporcionar a canalização adequada das águas pluviais e evitar alagações no local.
“Essa é uma rua que a população usa para rota de fuga, que dá acesso a outras vias principais e secundárias, os condutores utilizam bastante, principalmente os pedestres. Houve esse afundamento parcial da via que resultou em uma cratera de 5 metros do lado direito da rua e de forma emergencial o prefeito David Almeida e o secretário Renato Junior determinaram rápida ação”, explica o engenheiro.
O engenheiro e fiscal da obra Norman Mendonça acompanha o andamento dos serviços e relata que as obras no trecho são executadas de forma ágil por ser uma rua que dá acesso a outras vias.
Texto – Rayana Coutinho / Seminf
— — —
Foto – Divulgação / Seminf